Oi gente! Eu não tenho bola de cristal, mas aconteceu outra vez! No último dia 10 no início da tarde, um ou dois dias depois da postagem da coluna anterior, a qual escrevi sobre evacuação de área, ocorreu um incêndio em apartamento onde os moradores tiveram que abandonar o prédio às pressas.
Todas as pessoas que saíram da estrutura sinistrando, exceto três senhoras de 91, 67 e 62 anos de idade, as quais se perderam em meio a um dos produtos mais perigosos do incêndio, a fumaça. O evento inesperado estava ocorrendo no interior do apartamento das mesmas.
Entre uma ocorrência e outra, a guarnição do ASU-311, passava por perto da Travessa Germano Magrim, Centro de Criciúma, quando o Cabo BM Martins avistou as labaredas saindo pela área de serviço do dito AP. De imediato acionou a guarnição do primeiro carro e iniciou a incursão de forma organizada.
Na incursão, outras pessoas desciam assustadas e dizendo que o incêndio era no 201. Ao entrar no apartamento, Martins viu que a fumaça escura fazia um cinturão de densidade próximo ao teto. Sabendo que esta fumaça poderia baixar rapidamente e proporcionar asfixia tripla, conduziu-as num primeiro momento até uma sacada, de forma segura.
Seguras, Martins partiu para a cozinha em chamas com extintores em mãos, rastejando-se logrou êxito em conter o incêndio que tomava conta do cômodo. Neste momento teve apoio do BC Canuto, que não mediu esforços. Com o ambiente seguro sem fogo ou fumaça, resgataram as senhoras conduzindo-as de forma tranquila para a rua.
Com a guarnição de incêndio e resgate no local, foi efetuado avaliação da edificação e deixada em segurança aos cuidados dos proprietários. O ASU-311 seguiu para a próxima ocorrência.
“Sempre alerta! No dia ou na noite, sem cansaço medo ou temor! Pra lutar contra o fogo e a morte, ou vidas salvar com vigor!!”
Contato: carloscypriano1@gmail.com
Fone: (48) 99172-9433
Palestras: 48 99172-9433