ANEDOTÁRIO POLÍTICO

“FRANGO DE CERCA” – Num mandato passado há vários anos, a  patrola da prefeitura ao reabrir uma estrada estragou vários pés de Chu-chu. O proprietário do terreno veio na prefeitura cobrar o prejuízo. O prefeito da época ficou indignado e  pediu para seu eterno secretário de obras  arrematar os estoques de Chu-chu dos mercados locais e mandou para o reclamante que certamente era do partido adversário.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_O italiano Lívio e a neoveneziana Laura Ghislandi estão na cidade. Simpático casal que mora em Calalzo di Cadore, nas montanhas, província de Belluno. Eles tem uma pizzaria por lá.

_Conheci esta cidade quando fui para a Itália. É lá onde mora o amigo de Nova Veneza, Benedetto Fiori.

_O professor de gastronomia, do Senac, Cézar Martins, já está morando em Nova Veneza, no prédio ao lado do Bistek. Cézar também integra a Confraria Pan & Vin.

_Além do trabalho no Senac , Cézar dá consultoria para alguns restaurantes da região e pretende prestar trabalhos como este por aqui.

_O Hotel Dolomiti, de Caravaggio, está ficando belíssimo e dando um ar de cidade cosmopolita  para  Caravaggio. Clique aqui e faça agora sua reserva.

_Nos currículos escolares há algumas disciplinas que deveriam ser  revistas porque pouco contribuem para as pessoas no seu cotidiano. Desde pequeno seria importante aprender a  fazer  contas pessoais  para fazer sobrar mais dinheiro ao longo de sua vida.

_Quem sabe fazer isso e economizar parte do salário vai chegar na idade adulta em diante com boa grana guardada para “curtir” a terceira idade ou pelo menos ter uma saúde de boa qualidade.

_Para sobrar uma boa grana mensal, a maioria das pessoas não deveria ter carro, porque como se dizia antigamente: “carro é uma família” e daquelas gastadeiras.

_O ser humano desenvolveu tecnologia incrível mas tem ainda muita dificuldade de relacionamento com o semelhante.

_Foi um sucesso a feijoada do Restaurante Carèas no último sábado que iniciou a temporada deste saboroso prato. Marcelo Viola e sua equipe deram um show. Sábado é dia de feijoada. Confira.

_As candidatas a rainha e princesas da festa já se apresentaram e o páreo como sempre será difícil.

 NA POLÍTICA

_O vice-prefeito Zé Spillere que também gosta de cozinhar me convidou para jantar na próxima semana em sua casa. Ele também sabe pilotar o fogão e degustar um bom vinho.

_Segundo informações de bastidores, enquanto a ponte dei morosi continuar com seu leve “balançar” a Caixa Federal não vai pagar a empresa que executou a obra que foi projeto do Engenheiro Elétrico e Civil da prefeitura, Edvar Minatto.

_Uma obra de correção terá que ser feita para evitar este balanço quando circulam as pessoas.

_Quanto vai custar esta obra? Onde serão buscados estes recursos?

_Não se sabe os motivos mas o clima no PSD já foi de mais harmonia.

_A Congregação das Irmãs Beneditinas apresentaram carta aberta à população neoveneziana para explicar a decisão de devolver através de comodato o hospital. Esta carta está no site Portalveneza. Confira.

_O Secretário de Educação Élzio Milanez que fez brilhante carreira no ensino como professor de Língua Portuguesa e Inglesa participou de curso com os professores municipais desta área.

_Milanez é um entusiasta deste assunto e sua volta aos meios lhe fez muito bem.

_O nome de Élzio Milanez que já foi prefeito volta ao cenário político para a majoritária.

_Algumas figuras conhecidas que já foram mais envolvidas na política estão afastados e afirmam que está muito bom assim. Será que até quando eles vão se segurar longe da política?

_Quando a pessoa tem serviço prestado e é dinâmico é difícil sair da vida pública pois a população precisa dele.

_A festa da gastronomia neste ano terá novidades. Uma delas é a terceirização do evento, ou seja, uma empresa que vai vender todos os tíquetes de produtos. Vai ser nos moldes dos grandes eventos do Estado.

_Segundo informações de bastidores, o prefeito Rogério Frigo está guardando dinheiro e já conta com uma boa grana para a viabilização de obras. Fala-se em quase R$ 10 milhões mas o prefeito Rogério Frigo contestou a informação.

_Como previ  o movimento “Revolta da Polenta” vai continuar fiscalizando o Poder Público, inclusive um dos líderes do grupo informou que a entidade vai ser legalizada. A saída de um dos integrantes que entrou mais tarde no movimento e que agiu de maneira mais “radical” vai reaglutinar alguns integrantes que se afastaram naquele momento.

_O vereador Dado Ghislandi (PMDB) se reuniu recentemente com o Secretário de Infra-estrutura, Luiz Fernando Cardoso, e fez várias reivindicações para o município.

O prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo e o vice Sérgio Alberto Spilere, o Zé participaram de várias audiência nesta quarta-feira, dia 10, em Florianópolis.  Com o Governador Raimundo Colombo, reforçaram a solicitação de recursos para a continuar a pavimentação asfáltica de Sao Bento Alto a Vila Maria com extensão de aproximadamente cinco quilômetros. Os recursos deverão ser liberados através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Ainda no encontro, entregam o convite para a tradicional 66ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, evento que acontece de 19 a 28 de maio, no Distrito de Caravaggio.
A reunião do mês da Confraria Pan & Vin teve como anfritrião o casal Betão Ranacoski e Adris Bortolotto. Os convidados foram o casal Idalmo Pasetto e Regina Romagna Pasetto e o cirurgião plástico Eduardo Favarin. Foi uma bela reunião.

Foi impecável a viagem da Confraria Pan & Vin à Vinícola Leone di Venezia pelo dia das mães.