Hoje possuímos poucos jogadores de Nova Veneza brilhando no futebol amador

Copa Sul dos Campeões

Aconteceu no domingo dia 09 a abertura da 17ª edição da Copa Sul dos Campeões, o campeonato que era para ser o mais importante da região sul catarinense, e abre os trabalhos no calendário amador de futebol de campo.

A competição é uma espécie de “Champions league” amadora do sul do estado, porem há alguns anos sofre com a má organização, troca de datas são constantes e um certo “desleixo” de alguns times são exemplos disso, esse ano o time do Coruja, que desistiu no início da competição trouxe uma situação complicada para o campeonato. Porém por ser uma competição curta, traz uma competitividade muito forte, proporcionando sempre jogos de tirar o folego. São 15 times de 6 ligas diferentes, sendo que a LARM, nossa liga regional, possui o maior número de participantes, 6 times ao todo.

Os grandes favoritos, claro, são nossos dois times de Nova Veneza, o Metropolitano e o Caravaggio, essas duas equipes estreiam na competição neste final de semana.

O Caravaggio é o atual campeão da competição, e possui nada mais nada menos que 5 títulos do torneio, Já o Metro, possui uma taça da copa.

Caravaggio

Não há dúvidas que o Caravaggio é o time a ser batido esse ano, papou nada mais nada menos que o regional da LARM e a Copa Sul do ano passado, e a cereja do bolo foi derrotar o seu rival, o Metropolitano, nas duas finais dessas competições.

O Carava dos competentes Neguinho e Figueroa, vem com uma diretoria de jovens ousados e dedicados, o pessoal “pegou junto” lá pelos lados da montanha, e os resultados vieram. Para esse ano parece que não será diferente, manteve jogadores importantes como o capitão Tijolo e o habilidoso meia Maicon Ermo, e ainda reforçou muito bem com o antigo camisa 10 do Metro, o meia Luan, e o ótimo volante Elton Serrano.

Porém, não há dúvidas que o forte do azul da montanha é o conjunto da obra, time, comissão técnica, diretoria, torcida e patrocinadores criam uma corrente muito forte, e uma equipe unida e vitoriosa, pode-se dizer sim, que o Caravaggio é o principal favorito ao título esse ano. O Caravaggio estreia fora de casa em Praia Grande, contra o time do Lion, no domingo 23, as 15hrs:30min. Boa sorte aos azuis!!!

Metropolitano

Metamorfose. Assim pode ser definido o começo do ano do Metropolitano. Enganasse quem acha que as mudanças foram todas negativas, claro que vale destacar como negativo a saída do vitorioso técnico Walter Ghislandi, porém a renovação poderá trazer de volta os tempos vitoriosos do Vermelhão.

Quem comanda o time é o excelente profissional Jean Reis, comprometido, atual e muito exigente, Reis trará para o time um sangue novo e com certeza com paciência e muito trabalho o time irá trazer bons resultados com o seu comando. O presidente Marcos Frigo passou o bastão a Jadna Ferreira, a Jad da Startex, e o ótimo presidente/gestor Marcos Frigo, assume a vice-presidência. No Elenco o camisa 10 Luan, após anos no time deixa o clube, e assina com o rival Caravaggio, porem o clube foi as compras, e trouxe nomes de peso, um dos melhores zagueiros do futebol amador de Santa Catarina, Shayder, assinou com o metro, e com certeza fará uma excelente dupla com o capitão Cleiton Ubialli.

Outro ótimo nome assinou com o clube da sede, o volante Juca, destaque no ano passado com o Caravaggio, vestirá o vermelho esse ano, e com certeza deixa o time ainda mais forte com sua vinda. Porém não há como negar, a principal contratação do metro foi o matador, Beto Cachoeira, a torcida está confiante nos gols de Cachoeira, goleador na temporada passada, o camisa 9 vem para suprir uma necessidade muito visível nos últimos anos do Metro, a falta de um goleador.

Mudou técnico, presidente, uniforme, mas não se iluda, o Metropolitano vem com tudo, e com certeza também é dos favoritos para vencer a competição. O Metropolitano estreia neste sábado dia 22, contra o Palmeiras de Tubarão, fora de casa as 15hs:30min. Boa sorte aos Vermelhos!!

Caravaggio X Metropolitano….ou vice-versa!

O troca – troca de jogadores entre Metropolitano e Caravaggio não é novidade. A muito tempo isso acontece, porém nesses últimos anos isso se intensificou.

A algumas temporadas atrás, Foguinho e Cleiton Ubialli eram ídolos no azul da montanha, porém após a volta do técnico Walter Ghislandi ao vermelho da sede, os dois jogadores trocaram de lado, gerando ainda mais rivalidade entre as torcidas, e isso desde que não gere nenhum tipo de violência é bom para o espetáculo. Esse ano o ótimo meio campo Luan, trocou o Metropolitano pelo Caravaggio, e o Carava por sua fez perdeu Juca e Beto Cachoeiro para o Metropolitano. O boa praça e competente Neguinho trocou o Metropolitano pelo Caravaggio no ano passado, e de presente ganhou dois títulos em cima do antigo time….imagina a polemica!!

Quem não se lembra de trocas históricas entre os dois clubes, Daniel Junior, craque na época protagonizou algumas. O ótimo lateral esquerdo Serraninho, que campeão pelo Caravaggio, deixou o azul para vestir o vermelho também protagonizou polemica. Alguns criam raízes e viraram ídolos, quando se fala em Gelinho e Figueroa por exemplo, não há como imaginar esses dois vestindo alguma “coisa” que não seja azul.

Diego Mondardo, André e Daniel Dal Sasso, Coruja, Jean, Gelinho, Figueroa, Adilson Locatelli ídolos dos dois times, e acima tudo, jogadores de Nova Veneza, tempo bom.

Não há como negar que causa certa nostalgia ao lembrar de grandes craques, filhos da terra, criados aqui, moradores daqui, principalmente diante dessa escassez de jogadores da casa.

Hoje possuímos poucos jogadores de Nova Veneza brilhando no futebol amador, os ótimos Mauricio Ghislandi e Bruno Frigo ficam na exceção. Há alguns anos, o lateral esquerdo Samuel Lavezzo, o Muca jogou muito na lateral esquerda do Caravaggio.

Porém não há como negar que vivemos um período sabático em relação a formação de jogadores.

Independente de tudo isso, somos privilegiados, pois temos orgulho dos nossos times, Caravaggio e Metropolitano são exemplos a serem seguidos, organizados e bem geridos, esses dois clubes são estrelas, e levam o nome de Nova Veneza nos holofotes do futebol amador.

FINALEIRA…

Para me despedir, saindo um pouco do futebol, mandar um abraço e uma boa recuperação ao ótimo piloto de enduro Danilo Mazzuco, que acabou sofrendo uma queda na abertura do Campeonato Municipal de Enduro FIM, e está fora do restante da competição. Lembrando que Danilo é piloto da equipe “os Roia” e é o atual Campeão Municipal na Categoria 230cc.