Hieron Borba > Estamos em março com cara de janeiro…

Hieron Borba > Estamos em março com cara de janeiro...Ave! Venezia!

Estamos em março com cara de janeiro no deserto do Saara para alegria dos vendedores de sorvete, cerveja e líquidos em geral. Se a praça não estivesse em reformas seria uma ótima oportunidade para transformar o lago da gôndola numa piscina de uso coletivo.

Em meio ao calorão ainda tem gente ( e como tem… ) disposta a pedalar por nossas estradas e curtir a atividade física e as belezas da paisagem. Nova Veneza foi palco neste domingo de mais um grande evento ciclístico e as “magrelas” dominaram o cenário ( já em Florianópolis na noite do Sábado, dia 10 de março aconteceu um passeio ciclístico em protesto contra o atropelamento de ciclistas em vários locais do Brasil; o interessante e inusitado é que os participantes estavam nus e com muita propriedade denominaram o movimento de “Peladada “…). Acredito que a “prometida” ciclovia entre Nova Veneza e Caravaggio será o incentivo a mais que os entusiastas deste esporte necessitam.

Com o verão esticado chama a atenção o grande número de pessoas que curtem a nossa noite e a Pizzaria São Marcos , o Alpino e o Poghisleri ( com seu imbatível peixe –espiga ) seguem “bombando”. Bom demais …

Gente e movimentação fazem lembrar de Turismo. O incansável trabalho da Secretaria Suzam Brogni e sua equipe já garantem o sucesso dos eventos que aqui são realizados. Porém estamos nos aproximando de uma encruzilhada vital no setor. Ou teremos turistas somente nos eventos e nos gastronômicos finais de semana ou nos tornaremos efetivamente uma cidade turística ( tipo Gramado …). Se encamparmos a segunda opção, ai o “buraco é bem mais embaixo” e toda um infraestrutura terá que ser criada.

Não só no plano físico ( calma gente não é nada relacionado com os livros da Zibia Gasparetto , são obras físicas mesmo…) mas também no tocante aos recursos humanos com a preparação de guias turísticos, recepcionistas, transportadores, etc..

Teremos que ter músíca italiana na praça todos os dias, pessoas caracterizadas com trajes típicos, Carrocinha do vinho, jogo de Mora, Trenzinho da alegria circulando com petiscos típicos, personagens do Carnaval de Veneza, cantores , grupos folclóricos e corais se revezando em apresentações; enfim um mundo voltado ao turismo. Já temos o principal pois podemos começar um “ tour “ pelo Santuário do Caravaggio, passarmos pelo Portal, irmos a Igreja do Cristo Crucificado, visitarmos a Matriz São Marcos, escorregarmos para a Barragem do Rio São Bento, passarmos pelo Restaurante Romagna, Restaurante Ghellere , Café Colonial Tramonto, vermos as plantações de arroz irrigado e voltarmos na praça, tudo isso entremeado de saboroso almoço nos vários ótimos restaurantes locais. Temos também um imenso potencial para o turismo de aventuras e a Agência Trilhas e Montanhas que faz um belo trabalho neste segmento terá muito mais demanda.

É claro que tudo isto não é tão simples assim, “falar é fácil, difícil é fazer” mas , quem sabe se unirmos o poder público e a iniciativa privada que é a maior interessada, o “sonho “ pode se transformar numa agradável realidade.

Já nas atividades esportivas da terrinha, está para começar o Campeonato Municipal de Futebol de Campo e espero que, ao menos nesta competição, não haja agressões e que se infelizmente houverem os organizadores punam com rigor os envolvidos, pois ultimamente…

No que diz respeito a Copa Sul dos Campeões o Caravaggio teve a volta do Gelinho e com o empate em um a um com o Botafogo de Laguna ( para tristeza do Miguel e do Padre Itamar enquanto o Bota do Rio empata com o Bangu, o de Laguna é eliminado…) classificou-se para a sequência da disputa contra o Cocal do Sul do Bruno Frigo. Jogão ….! No outro cruzamento teremos o encontro entre Mãe Luzia e Inter de São Defende ( pauleira pura ..) No tocante ao futsal o grande destaque regional ficou com a convocação do Prof. Jean Reis para ser o treinador da seleção catarinense sub-15 da modalidade. Legal !

Ciao ! Bellos!