Hemosc precisa de doações para o Carnaval

O Carnaval está chegando e os homocentros precisam da solidariedade da população para que o estoque de sangue não fique limitado neste período de festas. Conforme a responsável pelas captações do hemocentro de Criciúma, Ana Rúbia Pelegrin Zanette, atualmente cerca de 70 doadores passam diariamente pela instituição. “Precisamos manter este nível de doadores para que possamos ficar em uma situação confortável, por isso pedimos a colaboração da população”.

Segundo a responsável pelas captações, é neste período do ano que acontecem mais acidentes nas rodovias e a demanda por sangue aumenta nas unidades hospitalares. O Hemosc de Criciúma atende 28 hospitais e clínicas da região sul de Santa Catarina, entre Imbituba e Passo de Torres.

A maior necessidade do hemosc é por sangues com fator Rh negativos, pois são os mais raros. “Mas lembramos que todos os tipos de sangue são necessários”, frisa. O processo de captação dura cerca de 40 minutos. “Convidamos todos a vir até o hemocentro para realizar sua doação. O processo é rápido, tranquilo e não dói”, afirma Rúbia.

Requisitos para ser um doador – Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. E doadores com 16 e 17 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Funcionamento – O hemocentro de Criciúma fica aberto de segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Nesta semana, o hemocentro vai estar aberto normalmente. Na próxima semana, a instituição vai estar fechada na segunda-feira e na terça-feira. Na quarta-feira, o Hemosc abre a partir das 13 horas.

Douglas Saviato

Hemosc precisa de doações para o Carnaval