Uma unidade do helicóptero modelo Eurocopter EC 725 da Força Aérea Brasileira, realizou manobras de treinamento no final da tarde do último sábado, 14, na localidade de Picadão em Nova Veneza e no Bairro Montevidéu em Criciúma.

O exercício faz parte do 12º FAEX da Força Aérea, realizado este ano no sul de Santa Catarina, onde irá se estender até o próximo dia 20.

Para o comandante da operação, brigadeiro-do-ar José Alberto de Mattos, o exercício acontece em um contexto diversificado. “Na medida em que são treinados procedimentos focados na defesa do País, também o são aqueles com vistas ao apoio da população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate”, explica o militar.

Participam do exercício mais de 420 militares e 30 aeronaves onde ainda aqui na região conta com o apoio logístico do 28º GAC.

O PARA-SAR tem por finalidade a instrução das equipes de resgate da Força Aérea Brasileira e a realização de missões de Operações Especiais e Busca e Salvamento.

Texto e fotos: Willians Biehl