Grupo de escoteiros Dr. Cesare Tibaldeschi retoma atividades

17/08/2015 14:50

Em reunião realizada na última quinta-feira, 17, no Palazzo Delle Acque, o grupo escoteiro neoveneziano, Dr. Césare Tibaldeschi, retomou suas atividades.

Além de marcar a retomada dos trabalhos a reunião contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas que já integram o grupo, além de novos membros, que assistiram uma palestra realizada pelo diretor presidente do grupo escoteiro Ariringuá, da cidade de Araranguá, Ricardo Assis.

Para chefe Assis, o escotismo vai muito além do acampamento. “O ideal é que cada bairro pudesse ter seu próprio grupo de escoteiros, pois esta é uma ferramenta muito poderosa para a formação de bons cidadãos, no escotismo as pessoas conseguem interiorizar valores,” revelou Ricardo.

Já o diretor presidente do grupo de Nova Veneza, Fabio Destro, pediu a colaboração dos pais para que incentive seus filhos a participarem do grupo. “Se todos os pais soubessem o bem que fará ao longo da vida de seus filhos o que é ensinado no escotismo, com certeza todos iriam querer seus filhos aqui, pois os valores ensinados mudam as pessoas pra melhor e, quem participa, nunca mais deixa de praticar o bem,” destacou Destro.

Além de membros da comunidade, prestigiou o evento o prefeito Evandro Gava, que também é escoteiro.

No próximo dia 29, a partir das 14 horas no Palazzo Delle Acque no Centro de Nova Veneza, está marcada a primeira atividade do grupo, quem desejar participar ainda há tempo, basta comparecer no local para fazer a inscrição acompanhado do pai ou responsável.

Escotismo no mundo e Nova Veneza

O escotismo foi fundado na Inglaterra pelo general inglês, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Em 1907, ele juntou alguns meninos e fez um acampamento onde ensinou técnicas militares direcionadas à cada faixa etária.

Naquela época, um percentual muito pequeno de jovens era apto ao serviço militar na Inglaterra, pois fumavam muito, não praticavam exercícios e era uma época de industrialização, então as pessoas começaram a perder saúde e os valores. Depois da experiência, Baden-Powell aceitou o desafio de montar um movimento que formasse não só o físico, mas também o caráter, o espiritual, o social e o afetivo, fundando o movimento escoteiro que já tem mais de 100 anos.

Em Nova Veneza o movimento chegou a mais de 94 anos por meio do médico italiano, Cesare Tibaldeschi, que hoje tem seu nome oficialmente estampado no registro do mesmo grupo que ajudou a fundar. Atualmente o grupo de escoteiros de Nova Veneza é o mais antigo grupo em atividade em Santa Catarina, e um dos mais antigos do Brasil.

Nova Veneza também possui um dos escoteiros mais antigos do país, Clevalmir Luiz Crippa, que com a idade de 83 anos ainda participa das atividades do grupo neoveneziano.
O registro fotográfico é da data da fundação, com o fundador e a bandeira de Alexandria na Itália, que deu origem ao novo grupo escoteiro. (Arquivo da Família de Cesare Tibaldeschi, Itália).

O que é ser um escoteiro?

Escoteiros famosos