Graciela Maccarini – Nossa Praça Humberto Bortoluzzi, me deixa inquieta

Graciela Maccarini - Nossa Praça Humberto Bortoluzzi, me deixa inquietaTUDO ESTÁ IGUAL COMO ERA ANTES…

Esta frase da música “O Portão” de Roberto Carlos, foi repetida diversas vezes (mesmo que em pensamento) por mim, ao chegar no Brasil e principalmente em Nova Veneza, depois de passar um mês em Boston. Parece pouco tempo, mas em se tratando de outra cultura, outra língua, país e clima, pareceu uma eternidade.

REVER MEUS AMORES…

Conhecer pessoalmente minha neta, que é simplesmente maravilhosa, estar com meu filho e com minha nora foi tudo de melhor. Foram momentos especiais que espero repetir em breve. Exercitar meu lado “Mãe, Sogra e Avó”, foi imensamente gratificante. Amo-os e sou muito grata pela forma como fui recebida e tratada.

NOTÍCIAS DA TERRA ATRAVÉS DO PORTAL…

Acompanhei os acontecimentos da cidade através do Portal Veneza. Aqui chegando, pude constatar algumas coisas que imaginei, aconteceriam…

Nossa Praça Humberto Bortoluzzi, por exemplo, me deixa inquieta. Engraçado, levantaram um paredão, impedindo-nos de acompanhar as obras, mas, impossível não perceber a ausência de árvores, que faziam parte da praça e a tornavam um lugar especial… Engraçado, alguns fazem campanha para conserva-las, outros as derrubam com naturalidade. Mas isso deve estar no Projeto, como devem estar os tais banheiros públicos necessários há muito! Já citei esta deficiência aqui neste espaço…

PRAÇA SEM ÁRVORES E COM RELÓGIO…

Como a ausência das arvores, a presença do relógio/termômetro também não passa despercebido. Propaganda de um banco e ainda não foi removido… Será que está no projeto a manutenção do mesmo? Também já fiz uso deste espaço com este tema e não canso de dizer a quem quer ouvir: O relógio é ótimo mas esta no lugar errado! O lugar dele é em frente ao banco que o patrocina e nunca numa Praça pública, que tem monumentos aos imigrantes! Ele fica completamente deslocado! Sem contar que ocupa espaço dos pedestres!!!! Alô, prefeitura!!!!

ALAGAMENTOS…

E tem ainda os alagamentos! Caramba, não pode chover intensamente! A Rua Césare Tibaldeschi, em frente a Rodoviária fica alagada! A água invade casas residenciais e comerciais. No Bairro Bortolotto, a mesma coisa! Será necessário protocolar outro ofício na Prefeitura ou procurar outros órgãos, como o Ministério Publico???? Acho que é isso que vou fazer…

CUMPRIR LEIS É DEVER DO CIDADÃO E DO ESTADO…

Alguns prefeitos, assim como o Governador do Estado, não estão querendo cumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério. Proponho que não paguemos o IPTU até que eles paguem o Piso! Alguém pode dizer: Mas IPTU é Lei! E eu digo Piso Salarial do Magistério, também.

ANO DE ELEIÇÃO…

Isso tudo me faz pensar que neste ano de eleição vai dar muita discussão! Não pensem que a população diz amém a tudo! Cuidado!!!

CRAQUE DO FUTEBOL…

Ainda bem que temos o André Gava para nos dar alegrias! Força Garoto! Todos torcemos muito por ti!

E lá vamos nós nos prepararmos para mais uma semana de muuuuuito trabalho! Que bom!

Graciela Maccarini

24 Comentários

  1. FIquei muito triste ao ver a nossa praça nua daquele jeito… É lamentvel !

  2. Oi Graci, querida… que saudades!!! Que bom ter notícias suas e de Nova Veneza, pena que algumas tristes, como a queda das verdes árvores da praça, que tão lindas eram… Tenho guardadas fotos da Thayne nesta praça e na memória os fogos no fim do ano… Arrancaram todas mesmo??? e concordo contigo: um relógio ali não tem nada a ver…

  3. Acho que as questão da reforma da praça bem como a retirada ou manutenção de objetos são subjetivas.
    Mas o que não da pra negar é a vergonha na demora das obras.
    Um mês fechada antes de começarem a mexer é uma daquelas coisas que a gente diz: SÓ NA VENEZA MESMO!
    Pro marketing da prefa ótimo, mas o povo leva na cola. Pouco me surpreende se, mesmo concluída antes, a praça ficar fechada e ser inaugurada na festa do aniversário municipal ¬¬”

  4. Turismo que turismo?NOVA VENEZA vive da sua agricultura de
    suas industrias e comércio,quem sabe se tiver um projeto bom
    bem elaborado poderá no futuro ter algum lucro com os turistas
    mas pra isso precisa investimento,não uma canoa ou qualquer outra coisa do tipo vai trazer mais turista pra NOVA VENEZA.

  5. Simplesmente acabaram com a beleza natural da praca.Que falta de bom senso e de bom gosto!

  6. Ciao, Rubia! Bom ter notícias e saber que o portal permite que nossos conterrâneos possam receber e enviar notícias!!!! Quero te dizer, Rubia, que somos peixes pequenos, mas que, se todos nos calarmos seremos peixes mortos, porém, quando nos manifestamos, no mínimo mostramos nosso descontentamento! Estive na Italia em 2007 e percebi o quanto eles investem para preservar o que já existe! Nossas autoridades precisam compreender isso! É para melhorar, ótimo, porém, derrubar uma árvore, é crime!!! Gracie e baccione!

  7. Ciao bella!adoro tua coluna Aqui no portal,assim sei o que esta acontecendo na terrinha.ja faz 2anos que estou Aqui na Italia e muita coisa mudou ai ne!!!mas a historia das arvores tb sou contra….mas somos peixes pequenos nao contamos..super beijo!!!

  8. Ser nativa ou não, eis uma questão que não deve ser julgada por esse critério. Se for ao modo que você apresentas, se a formidável figueira da Praça XV – na capital catarinense – fosse retirada poderia-se adotar desse critério? Não. O que se discute é pelo que elas serão substitutas? Mesmo se for colocada outra no local será necessário anos para se chegar ao porte da arvore cortada. Simplesmente algo lamentável. Ainda mais para um município que visa – entre outras coisas – fortalecer e se destacar com o turismo rural.

  9. Ao que você se refere? Pelo menos tenha a dignidade de se identificar pelo seu verdadeiro nome.
    Acho que o moderador não deveria permitir pastagem anônimas.

  10. Obrigado. Vou me empenhar para ver se consigo algo no sentido de alterar o nome da rua.

  11. O relógio esta no local errado, quanto as arvores não eram arvores nativas; garanto que fazem falta mesmo são as arvores da mata ( nativa) que foi derrubada próximo a garagem da prefeitura, destas sim a natureza deve estar chorando ate hoje.

  12. Se não houvesse essa ”canoa” como disse o amigo, Nova Veneza não teria a quantidade de turistas que visitam nossa cidade e trazem seu dinheiro para deixa aqui, deixe de ser cabeça pequena.

  13. Os dados das ruas do Brasil utilizados pelo Google são obtidos da empresa MapLink. Para correções tem que entrar em contato com este fornecedor.

  14. Olá pessoal.

    Vejo todos se referenciando a Rua Dr. Césare Tibaldeschi. Vocês já perceberam que no Google ou Google Maps ela não existe mais. Passou a chamar-se Rua Márcio Bortoluzzi. Podem verificar em  http://maps.google.com/ . Como vamos corrigir isto?

  15. Nossaaa uma pessoa que não sabe o que responder, não tem argumentos, se apega a detalhes incontestáveis perto do real significado da causa.. triste ignorância…

  16. ,.Acho que isso é contagioso, em Criciuma distruiram o monumento ao Mineiro que era uma homenagem aos homens que movimentaram a riqueza do municipio …Será que o belo incomoda quem não entende o que é B O NI T O ????..

  17. Tive a mesma reação ao chegar em NV. Cade as árvores? O que terá no lugar delas? O céu lá nunca esteve tão feio. Quanto ao ministério público concordo com uma professora muito renomada minha da faculdade de direito da UFSC, segundo ela ” o MP é um carro de corpo de bombeiros em marcha lenta e com a mangueira furada, só chega fazendo barulho e não resolve o problema”. E o pior de tudo os Venezianos estão pacíficos como se nada pudesse melhorar. Estou errado? Quem sabe as eleições venham RE-PROMETER obras.

  18. Uma cidade se mantém com o turismo historico, precisa de Monumentos históricos sim, e são muito mais importantes do que um relógio.

  19. Concordo com vc Graci. O relógio desconfigura a praça e a idéia que ela passa ou tenta representar. Caracteriza a modernidade e o capitalismo, e não deixa que esqueçamos nem nos momentos de descontração e descanso na praça que somos regidos pela ditadura do relógio.

  20. A unica coisa que tem de util na praça Humberto Bortoluzzi é o relogio.

    Responda: Oque tem de util para a população os “Monumentos aos imigrantes” e uma canoa(Gondola) parada?