Prefeitura
Cezar Martins

Gordura vegetal hidrogenada, a vilã do coração

Estudos mostram que a GORDURA HIDROGENADA, também chamada de TRANS, é um dos piores males para a saúde, principalmente ao coração.

Estudos mostram que a gordura hidrogenada, também chamada de TRANS, é um dos piores males para a saúde, principalmente ao coração, tendo o percentual zero como limite para sua presença no corpo humano. Desconfie de alimentos “sequinhos”. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita deste “milagre” chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que se pensa, faz muito mal à saúde.

Pesquisas recentes mostram que esse tipo de gordura é pior que a saturada – de origem animal – do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela “plastifica” os vasos, levando a infartos e derrames.

Cia da Saúde
Careás
Dolomiti Caravaggio
Livraria Jade
Lojas De Mattia
Farmácia Gorini

O problema maior é que os alimentos hidrogenados não se resumem apenas a frituras e acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos. As pessoas estão sendo enganadas, pois acreditam estar comendo algo que faz bem ou que, pelo menos, não faz tão mal para a saúde. Entretanto, é justamente o contrário. A lista é grande: frituras dos “fast- food”, salgadinhos, batata frita e outras frituras, chips em geral, pratos congelados, massa folhada, margarinas, biscoitos (inclusive o “água e sal”), “wafers”, sorvetes, bolos recheados prontos, “cookies”, chocolates em barras e bombons, pipoca de microondas, “donuts”, sopas e cremes industrializados, macarrão rápido (miojo), temperos prontos em tabletes ou em pó, entre outros. Além disso, muitos restaurantes, dos mais simples até os mais sofisticados, já adotam essa gordura em suas frituras, para deixá-las mais crocantes e atraentes.

Processo de fabricação

Os óleos vegetais comuns são colocados numa câmara com gás hidrogênio (daí o nome hidrogenado), com alta pressão e temperatura. O resultado não seria bem visto e, muito menos comido, por ninguém. Os óleos se transformam numa pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada.

Perigo

A gordura hidrogenada deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma “casquinha”. Isso acontece também nos vasos sanguíneos, que ficam impedidos de dilatar. Por isso, segundo médicos especialistas no assunto, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte, pois, durante a atividade física, o fluxo sanguíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto e outras complicações. Além disso, as TRANS aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom.

Prevenção

Primeiramente, evite as frituras em geral, principalmente as dos “fast-foods”. Segundo, informe-se sempre, nos restaurantes em geral e lanchonetes, principalmente nos mais habituais, sobre o tipo de gordura/óleo utilizado nas frituras. Por último, informe-se no rótulo dos alimentos listados acima, especialmente no quadro destinado à informação nutricional, sobre a existência ou não de gordura TRANS. A propósito, convém salientar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA obriga as indústrias a divulgarem tal informação.


Coopera rodapé
Topo