Quer aprender a escolher os ingredientes e preparar uma fortaia de forma divertida e autêntica? Na cidade de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, o Movimento Ostrega está produzindo o audiovisual “Magnon Fortaia, Ostrega!”. O vídeo é conduzido em ‘talian’, o dialeto vêneto, um dos legados da cultura italiana preservados pelos descendentes de imigrantes, Rosa Apolinário e o neoveneziano Névton Bortolotto.
Durante as gravações, Rosa e Névton percorreram a zona rural de Urussanga em busca dos principais ingredientes, ovo e queijo, para preparar essa espécie de omelete típica da culinária italiana. Ao final, eles ensinam a receita na íntegra apreciando outro elemento típico local que é o vinho Goethe.
O objetivo do audiovisual é enaltecer, através da língua, dos costumes e da gastronomia, a identidade local, bem como registrar este patrimônio imaterial que é o dialeto vêneto. O conteúdo final terá legenda e será divulgado na plataforma Youtube ainda no segundo semestre de 2024 procurando pela palavra-chave: Movimento Ostrega.
O Movimento Ostrega atua neste resgate e nesta manutenção desta raiz identitária intrinsecamente ligada à colonização italiana. Além de encontros, chamados de ‘filós’, e outras ações culturais, o grupo lançou em 2021 o filme “Parlon Talian, Ostrega!”, disponível na plataforma Youtube.
Este projeto foi contemplado pelo Edital Nº 01/2023, de seleção de projetos para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Lei complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) – Audiovisual, do Município de Urussanga (SC).