Gás de cozinha custa 4,5% a mais a partir deste domingo

As refinarias aumentaram a partir da 0h deste domingo, 5, os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg. O aumento é de 4,5%, em média.

Segundo a Petrobras, que anunciou o aumento na sexta-feira, 3, a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Ainda conforme a companhia, a variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

O valor de elevação anunciado é o aplicado sobre os preços praticados nas refinarias, sem incidência de tributos. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, o preço para o consumidor dependerá de cada distribuidora e revendedora.

Se o reajuste for repassado integralmente ao consumidor final, o botijão pode chegar a aumentar em média 2%, uma alta de R$ 1,21, segundo os cálculos da companhia – mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Cristina Indio do Brasil da EBC

13 Comentários

  1. o pior é que tem gente que vende o voto e depois não se dão conta e nunca vão aprender mesmo .vergonha mesmo para nós brasileiros.

  2. O salário baixa e o resto aumenta, assim o pobre vai morrer tudo de fome, mas o povo não aprende mesmo, dia de eleição estão todos fazendo fila para eleger os ladrões… se todos os brasileiros se reunissem e ninguém comparecessem nas urnas no dia das eleições eu queria ver com que votos esses ladrões ordinários bandidos iriam se eleger.

  3. Uma grande vergonha pra nós brasileiros,é enquanto aqles ladrões lá em Brasília não

    saírem
    vamos sentir na pele isso, gás
    , gasolina,impostos e mais monte
    de falcatruas desses safados corruptos