Carega de Paja = Cadeira de Palha

A confecção de cadeiras artesanais de palha em Nova Veneza é uma tradição desde início da colonização italiana e mantida até os dias de hoje. A família Nazari foi pioneira em produzir vários utensílios, móveis e máquinas para facilitar a vida do homem.

Os descendentes do patriarca Francesco Nazaré, vindos da Província de Berg amo,  trouxeram várias técnicas da Itália, eles fabricavam tijolos, telhas, construíam moinhos, máquinas e cadeiras com estrutura de madeira e assentos de palha. Antes, quando o corte de madeiras não tinham restrições ambientais, as cadeiras eram feitas de madeiras: babaçu (Orbignya speciosa),  pindaiva (Duguetia lanceolata) e mandioqueiro (Didymopanax morototonii), todas nativas da nossa região. Hoje as cadeiras são feitas da árvore cinamono ou sinamão (Melia azedarach) que é de origem asiática e muito cultivada por aqui.

Os assentos são manualmente trançados com a palha tiririca que também tem em abundância em nossa região. Pós-cortada, a palha permanece entre três a seis dias exposta ao sol, dependendo da temperatura, em período de inverno ou chuvoso a palha passa por secagem em estufa. Nova Veneza teve várias fábricas de cadeiras, relaciono nomes de alguns dos proprietários: seu Antonio Nazari, Oreste Nazari, Flávio Nazari, Nico Nazari Ghellere, Silvio Nazari e Miguel Nazari todos falecidos, mas, descendentes de Miguel e Silvio ainda mantém a produção, ambas são mantidas pelos filhos.

Na época a produção abastecia o mercado catarinense e paranaense de cadeiras, com frequência se via passar caminhões e caminhões carregados de cadeiras. A produção empregava familiares e terceiros, dando empregos, a montagem do corpo de madeira eram feitas nas fábricas, e muitas mulheres empalhavam cadeiras nas suas próprias casas, cuidavam do lar e dos filhos e ganhavam por unidade, uma renda extra que ajudava no orçamento.

Segundo o fabricante neoveneziano Clésio “Tchèro” Nazaré, filho do saudoso Miguel Nazari, afirma que com as cadeiras modernas de plástico, o mercado subdividiu, mas, muitas  pessoas ainda preferem a tradicional cadeira artesanal. As tradicionais custam entre R$ 70.00 à R$ 90.00, outras, depende do modelo e tamanho.

Conpare ciàpa una carega e senta! (Dialeto Vêneto * Compadre pega uma cadeira e senta).

Por: Nicola Gava – Bmnt / Fotos: Willians Biehl

Carega de Paja = Cadeira de Palha
Carega de Paja = Cadeira de Palha