Garde Manger: cooperados aprendem técnicas no Integra Coopera

Receitas requintadas foram ensinadas no encerramento do curso de gastronomia, oferecido pelo espaço

Foram 40 horas de olhar atento para massas, cremes, risotos, frutos do mar e carnes. Na aula final, o Garde Manger entrou em cena. O termo de origem francesa, é atribuído ao profissional que elabora pratos requintados, que podem ser servidos frios ou em temperatura ambiente. Assim foi o encerramento do curso de gastronomia, o mais procurado pelos cooperados no Integra Coopera. Já há fila de espera para 2022.

Para Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera, o curso deve se repetir no próximo ano. “Pretendemos fazer novas turmas devido à alta procura e aos depoimentos que ouvimos dos cooperados participantes. Foi realmente um sucesso. Vários passaram a ver na gastronomia, um momento de fazer amigos e ampliar a renda”, sintetiza Jacques.

O chef e professor do curso de gastronomia do Integra Coopera, Tiago Ribeiro, explica que as aulas foram momentos para aprimorar técnicas, aprender novas receitas e explorar a criatividade dos cooperados. “É conhecimento que eles vão poder repassar a outras pessoas e levar para os momentos entre amigos e a família”, conta Ribeiro.

A cooperada Sirlene Santos, participante do curso, afirma que o aprendizado abriu horizontes na profissão. “Já trabalho com doces para festas, mas o que eu aprendi nos últimos meses me mostrou outras possibilidades. Posso futuramente trabalhar em um restaurante e até penso em realizar um curso superior de gastronomia”, pontua a empreendedora.

Na última aula, uma das receitas ensinadas pelo professor Tiago aos alunos, foi a salada caprese. Confira a receita e o modo de preparo:

SALADA CAPRESE

Ingredientes:

2 tomates cortados em rodelas
2 ricotas sem sal
1 maço de manjericão
100g de pinolis ou castanhas (opcional)
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
150g de parmesão
Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Corte as ricotas em rodelas do tamanho dos tomates. Ao colocá-las no palito, intercale com tomate.
Macere as folhas de manjericão no pilão com um pouco de azeite, castanha e o parmesão. Em seguida, distribua sobre a salada ou sirva separadamente. Tempere com sal e pimenta do reino.
Decore com folhas inteiras de manjericão 

Redação Portal Veneza

Garde Manger: cooperados aprendem técnicas no Integra Coopera

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!