Na manhã desta quinta-feira, 13, uma ocorrência de furto de automóvel próximo a um bar no distrito do Caravaggio em Nova Veneza, foi registrada pela Polícia Militar. A PM foi acionada por populares que presenciaram o crime.
De acordo com a vítima, um senhor de 72 anos, ele estacionou seu veículo, um GM Montana Conquest, com a chave na ignição enquanto cortava capim na beira da estrada. Após alguns minutos, percebeu que um homem entrou no veículo. Ao tentar reagir, a vítima percebeu que as portas já estavam trancadas por dentro. O suspeito então deu partida no carro e fugiu em direção ao bairro Mãe Luzia em Criciúma.
Segundo relatos da vítima e de testemunhas, o possível autor do furto seria Claudir Ronchi, também conhecido como Ronquinho, um indivíduo com uma longa ficha criminal e foragido do presídio regional de Criciúma que não voltou após uma “saidinha” de sete dias.

Além do furto do automóvel, a carteira da vítima contendo documentos pessoais e aproximadamente R$ 200, em dinheiro e cartões de banco, também foram levados.
Recuperação do veículo
Já por volta das 13h30 a PM foi novamente acionada por meio de grupos de WhatsApp da Rede de Vizinhos, para verificar a situação do veículo GM Montana que fez um retorno ao avistar uma viatura policial.

Os PMs então foram até um loteamento no bairro Baixada em Nova Veneza e encontraram o veículo furtado pela manhã com a chave na ignição e sem ninguém dentro. Como havia uma área de mata ao redor, a unidade do K9 (cães) do 9º Batalhão de Criciúma foi acionada para realizar buscas com o auxílio do cão farejador, porém, ninguém foi localizado.
O carro foi recolhido e levado até a delegacia da Polícia Civil de Nova Veneza para devolução ao proprietário. Dos objetos furtados, o dinheiro que estava na carteira foi levado pelo suspeito.