Todas as quintas-feiras, será montado um ponto de coleta dos materiais recicláveis na comunidade
A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE), iniciou nesta quinta-feira a ampliação do Projeto Recicla Veneza. Desta vez, a região da comunidade do São Bento Baixo, será beneficiada com a iniciativa que tem o objetivo de dar destinação correta aos materiais recicláveis. No primeiro dia de ação, foram recolhidos 812 quilos lixos que serão destinados a uma empresa de reciclagem da cidade.
Os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para ser utilizado na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove), em um prazo de 30 dias. O presidente da Fundação, Juliano Dal Molin, afirma que o primeiro dia foi muito satisfatório. “Nós já havíamos iniciado um trabalho de conscientização com os moradores, explicando a importância do projeto e quais os materiais que poderiam ser encaminhados para o ponto. E vimos que a comunidade se interessou pela iniciativa e superou as nossas expectativas”, explica.
O coordenador do projeto, Eduardo Milanez, destaca que o morador deve ter alguns cuidados antes de encaminhar os materiais para o ponto de coleta. “É importante que os materiais cheguem limpos e embalados, sendo que os vidros devem estar separados dos demais. Eles são encaminhados para a empresa que realiza a destinação correta”, explica.
Milanez comenta que as pessoas podem fortalecer o projeto, incentivando vizinhos e familiares a participarem. “Queremos que o Recicla cresça e que possamos atender outras comunidades também. É uma ideia que é de extrema importância para o meio ambiente, além de gerar renda para pessoas da nossa cidade”, pontua o coordenador.
Pontos de coleta
Os profissionais da Fundave estão todas as terças-feiras, das 7h às 13h, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Bortolotto. Já no bairro São Bento Baixo, a ação ocorre todas as quintas-feiras, no espaço embaixo do Salão Paroquial da Igreja São João Batista.
Comunicação Nova Veneza