Foi rejeitado projeto de alteração do plano diretor proposto pela prefeitura

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

ILESO – Por aqui além da convenção peemedebista que será no sábado, o fato de repercussão no final de semana foi o candidato a vereador de Caravaggio, o paranaense  “Cunha”,  que perdeu o controle de seu fusca branco e caiu num barranco próximo a segunda ponte no Picadão. Para a sorte dele e de seus eleitores tudo ficou bem. Enquanto isso o Cunha de Brasília continua preso.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

CERATOCONE

Ceratocone  é uma doença não-inflamatória progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea  a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal para um formato mais cônico. Este fenômeno de protrusão da área corneana afinada é chamado de ectasiacorneana. Trata-se da distrofia mais comum da córnea, afetando 1 pessoa em cada 2.000. Costuma aparecer na adolescência e progredir até os 30-45 anos de vida, quando então estabiliza-se.

Sintomas: A principal consequência do Ceratocone é a diminuição da acuidade visual proveniente do astigmatismo irregular (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea). Visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos são os principais sintomas relatados pelos pacientes. Diagnóstico: Em sua fase inicial o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular levando o paciente a trocar o grau de astigmatismo com muita freqüência, podendo haver aumento ou redução. O diagnóstico definitivo de ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana.  O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado)

Tratamentos disponíveis: O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados (óculos, lentes de contato, cirurgias) e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato gelatinosas, lentes de contato rígidas gás permeáveis e cirurgias (crosslinking, implante de anel de Ferrrara e transplante de córnea em casos mais avançados).

Thaís

DA HORA

_A Coopera na gestão de Walmir Rampinelli vem realizando muitas ações sociais na região. Na história da empresa sempre foi feito este trabalho até porque faz parte da filosofia de cooperativa mas sob a gestão de Rampinelli este trabalho está sendo intensificado e o modelo de gestão e o serviço prestado vem sendo aprovado pelos associados.

_Há duas semanas também assino uma página no VG no vale do Araranguá. Uma matéria especial sobre o hospital São Sebastião de Turvo marcou o início deste trabalho.  Em Turvo e Meleiro os hospitais funcionam muito bem.

 NA POLÍTICA

_O cargo de diretor da Câmara de Vereadores sempre tão disputado está mapeado para Dudu Ugioni em 2018.

_O prefeito Rogério Frigo e sua cúpula se reuniram na quinta-feira com o grupo de peemedebistas de Vanderlei Spillere para dar um apoio no que for possível para a convenção peemedebista.

_Nesta onda do “zap” circulou pelo smartphones a filiação no PP datada de 1995  de um empresário que há muitos anos é da linha de frente do PSDB. O fato não me surpreendeu porque lembro disso mas deve estar bagunçando a cabeça de alguns eleitores mais jovens.

_O Dentista Nivaldo Nuernberg esteve na Câmara de Vereadores para acompanhar o projeto de parceria do Metropolitano Clube com a prefeitura.

_Duas chapas foram registradas para a convenção do PMDB no sábado. Vai ser a convenção mais polêmica do velho PMDB de sua história que vai acontecer na sede do EC São Bento Baixo neste sábado pela manhã.

_Vai ter busca de eleitores peemedebistas em casa e alguns são filiados desde os anos 80. Tem cada figurão que já não vota mais no PMDB há muitos anos mas vai votar na convenção.

_Este movimento peemedebista poderá dar uma agitada no partido que há muitos anos vem com brigas intermináveis mas esta disputa poderá criar um clima positivo no partido para as próximas eleições.

_O nome de todos os ex-presidentes do PMDB deve constar nas duas chapas. Desta maneira o nome de Betão Ranacoski que já foi presidente em várias oportunidades está nas duas chapas.

_Esta história de expulsar Vanderlei Spillere acabou motivando este grupo para tentar o comando do partido na convenção.

_Tudo isso é acompanhado bem de perto pelo PSDB e PP, partidos diretamente interessados neste imbróglio peemedebista.

_A obra de reforma do calçamento na subida do morro deveria ser mais rápida para liberar  o tráfego no local que circula muitos veículos, principalmente nos finais de semana quando uma legião vai aos restaurantes dos arredores.

_Numa das reuniões do PSDB, o prefeito Rogério Frigo bem a seu estilo, cobrou da Deputada Federal Geovânia de Sá que participe mais dos eventos locais como as festas pelo interior do município. E olha que ela está conseguindo polpudas verbas para Nova Veneza.

_ Foi rejeitado projeto de alteração do plano diretor proposto pela prefeitura. Os vereadores querem mudança do plano diretor não somente alterações. Prevaleceu a ideia da oposição.

Minatto
O ex-prefeito Edio Minatto que se filiou no PMDB antes das eleições passadas pede que o filiado peemedebista pense em estar num partido que tenha autonomia, um projeto político próprio e que nas próximas eleições tenha uma boa perspectiva na majoritária.  “Fazer um PMDB cada vez mais forte deve ser o nosso único objetivo para depois pensar nas eleições. Depois desta convenção vai nascer um novo PMDB”, comenta.

Brasilia
Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, o vice Sérgio Alberto Spilere e o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto, estiveram em Brasília participando de audiências para reivindicar emendas parlamentares. “Passamos por mais de 20 gabinetes de parlamentares da região em busca de recursos, além de participarmos de uma audiência com o Ministro da Casa Civil para resolver problemas burocráticos para a liberação de recursos de obras em andamento. Também estivemos na Caixa Econômica Federal para tratar do programa Avançar Cidades, que irá viabilizar o investimento de até R$ 5 milhões, em pavimentações”, comenta o gestor.

3 Comentários