O fenômeno das confrarias de poker

O poker já não é mais moda: se tornou uma parte integrante da vida de milhões de brasileiros, e Santa Catarina não é exceção.

Depois da grande explosão da década passada, estão surgindo pequenas confrarias onde turmas de poker se reúnem com regularidade para jogar e passar um bom tempo.

No início do passado mês de novembro, a revista Versar falou com os responsáveis do Floripa Poker Clube, que descreveram o fenômeno: um grupo de amigos que se junta para encontrar amigos e se divertir um pouco.

No dia dessa entrevista estavam cerca de 50 pessoas, mas poderiam estar bem mais. E a galera é bem diversificada; tem pessoas dos 18 aos 70 anos, dos mais diferentes níveis sociais, e tanto homens como mulheres.

Poker no clube ou poker online?

Claro que você pode jogar poker online através da internet e até ganhar dinheiro com isso.

Contudo, apesar dos seus atrativos, o jogo online não reproduz o prazer de bater um papo e defrontar seus amigos em uma rotina de diversão habitual.

Confederação Brasileira de Texas Hold’em aponta que serão cerca de 7,5 milhões os jogadores desta modalidade do poker no país.

Competições profissionais: BC e o BSOP

Além dos clubes e confrarias, Santa Catarina também vê nascer excelentes jogadores profissionais. Há algumas semanas, a revista Versar relembrou o antigo Floripa Open de Poker, que apareceu em 2007, no início da grande febre do jogo.

Mesmo se o Open não existe mais, a capital se tornou um centro do poker nacional, atraindo jogadores do Rio, de S. Paulo e do Rio Grande do Sul.

Além de Floripa, também Balneário Camboriú é outra “capital” do jogo, recebendo uma etapa do Brasil Series of Poker.

Mas esse jogo não é proibido pela lei?

Claro que ainda tem pessoas que desconhecem totalmente o poker e, pensando que é um jogo de azar, está proibido pela famosa lei de proibição dos cassinos que o Congresso está votando para revogar.

Na verdade, é claro que não é um jogo de azar, mas sim de estudo, atenção no detalhe e acima de tudo muito autodomínio da mente e das emoções.

E por isso mesmo, além das competições oficiais, tem torneios – inclusive em Santa Catarina – onde os prêmios podem atingir R$1 milhão. Tudo devidamente legalizado.

Se já pensou em experimentar, lembre-se: aprenda direito como jogar, pois se está pensando que é um jogo de sorte vai-se dar mal.

Redação Portal Veneza