Feira de Ciências Unesc incentiva pesquisa nas escolas

Alunos do Ensino Médio poderão apresentar seus projetos durante a Semana de Ciência e Tecnologia

A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro, terá novidades. Uma delas é a Feira de Ciências, que vai levar ao evento projetos experimentais desenvolvidos por alunos do quinto ao nono ano, de escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma e região. O objetivo é promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva nos jovens estudantes, despertando assim vocações e pesquisas nas escolas.

A Feira de Ciências vai ocorrer em dois turnos, manhã e tarde, expondo projetos como jogos, brinquedos, vulcões e demonstrações experimentais que despertem a criatividade nas diversas áreas das ciências.

Integração com a sociedade

Segundo o professor da Unesc, Eduardo Pacheco Rico, organizador da feira, o objetivo é aproximar as crianças e os adolescentes do meio acadêmico, além de gerar uma integração com a sociedade. “Queremos fortalecer os vínculos entre a Universidade, a escola e a comunidade, por meio da produção científica. É uma forma de integrar todas as partes e ainda valorizar o trabalho científico desenvolvido pelas escolas municipais, estaduais e particulares da região”, afirma.

A Feira ocorre na Associação Unesc, que também receberá uma exposição do Museu da Infância, com trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade e de escolas da região. Durante a Feira de Ciências, o Museu de Zoologia lança a sua exposição permanente no hall do Bloco S. “O local da Feira foi escolhido para que todos que visitarem também possam conhecer o acervo do Museu de Zoologia da Universidade”, comenta Rico.

Inscrições abertas

As escolas interessadas em apresentar algum projeto na Feira de Ciências podem se inscrever até o dia 19 de setembro. O processo é gratuito e deve ser feito por meio do site www.unesc.net.

Cada instituição de ensino pode inscrever um projeto, que deve ser apresentado durante a Semana de Ciência e Tecnologia por seis alunos e dois professores. “Nosso evento tem o intuito de promover um espaço onde a criança possa produzir, visitar e aprender sobre as diversas atividades expostas”, comenta Rico.

Leonardo Zanin

Feira de Ciências Unesc incentiva pesquisa nas escolas

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!