A pedido
Há 94 anos foi fundado em Nova Veneza o Grupo Escoteiro que leva o nome de seu fundador, Dr. Cesare Tibaldeschi.
Os anos passaram e o grupo passou períodos de atividade e recesso voltando novamente no ano de 2015. Neste período um contato muito importante é feito entre Nova Veneza e Tunísia, através do atual presidente, Fabio Destro e um dos filhos de Cesare Tibaldeschi, Giovanni.
A história de coincidências entre as famílias dos dois vem desde a época de Tibaldeschi, que era muito amigo de Marino Gava, avô de Fabio Destro, que foi escoteiro, tornou-se grande amigo de Cesare e inclusive trabalharam juntos.
Após anos longe do Brasil, a esposa de Tibaldeschi, Rina, veio à Nova Veneza acompanhada de um filho, Giorgio, e um neto também chamado Cesare ao qual a avó carinhosamente chamava por Cesarino, por ser pequeno e levar o nome do avô, quando Fabio Destro tinha por volta de 8 anos e tiveram um breve contato.
Anos depois, um dos filhos de Cesare, conhece duas tias de Fabio, as irmãs Marina e Lucia, que vivem na Itália e em conversa entre eles, Lucia disse que o grupo tinha voltado às atividades e ainda mantinha o mesmo nome da sua fundação.
Giovanni ficou muito contente, comunicou toda a família e depois de um tempo acompanhando as notícias das atividades do grupo pelo Portal Veneza, fez contato do atual presidente, Fabio Destro.
Foi então que Giovanni, filho de Cesare Tibaldeschi, fez o primeiro contato diretamente com o Grupo via e-mail e sempre que tinha alguma matéria, o presidente enviava para Giovanni.
As conversas se tornaram mais frequentes e Giovanni sempre querendo saber as novidades sobre o grupo, inclusive, a compra de barracas novas foi feita com recursos que a família disponibilizou através de doação. Além disso, a família tem um carinho especial pelo grupo que ainda mantém o nome de seu pai numa causa tão nobre como o escotismo. Foi então que o grupo resolveu enviar aos filhos de Cesare o item mais significativo que um escoteiro possui, o lenço, que o identifica, e informa qual grupo ele faz parte, assim como uma carta escrita à mão e assinada por todos os integrantes do grupo.
O maior desejo ainda de Giovanni, é de vir e conhecer pessoalmente o grupo fundado pelo pai, do qual ele tem muita felicidade de saber que ainda leva o nome e que está em atividade. Quem sabe em breve teremos a honra de receber um Tibaldeschi em nosso grupo!
*Na foto, alguns dos dez filhos de Cesare Tibaldeschi com o lenço do Grupo.
Fabio, não Eduardo
Gostei muito desta notícia que lembra o querido pai e a pessoa que tanto fez por Nova Veneza, o querido Dr. Tibaldeschi , que o pai Marino tanto estimava.Parabéns a todos os envolvidos nesse assunto, sobretudo o sobrinho Eduardo Destro que tanto se empenha na dinamização do escotismo em Nova Veneza, religando-o à memoria do seu fundador..
Significativo evento, com a presença de filhos do Dr. Cesar Tibaldeschi, grande colaborador do Padre Miguel Giacca. Além de fundar o Grupo de Escoteiros (que é o mais antigo de SC e o 9º do Brasil), intermediou a vinda das primeiras sete Irmãs Beneditinas da Divina Providência, em 1936, para atender no Hospital São Marcos. Gratidão, é o resumo.
Muito obrigado pelo artigo e a foto duma parte dos filhos do Doutor Cesare Tibaldeschi fundador do Grupo que leva a seu nome!
Umas pequenas correções :
1. O contacto foi entre Nova Veneza (o Grupo) e Giovanni que reside na Tunísia (não África do Sul)
2. A esposa do Doutor Cesare se chamava Rina (não Arina).
O “resto da storia” é correcto!