Falta um vão para unir ponte do Rio Tubarão

Os trabalhos de construção da ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 Sul catarinense, rumam para o término. Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) prepara a armação de caixaria para a concretagem do nono e último vão da estrutura. Assim que toda a madeira estiver instalada e toda a ferragem estrutural estiver pronta, a autarquia vai unir a pista da passagem com concreto usinado.

Na segunda-feira, 02, o consórcio das empresas Engedal-Cima fez a concretagem do oitavo vão, seguindo do cronograma de trabalhos. As proteções de concreto, na lateral da ponte, estão concluídas em cinco dos noves segmentos. Há trabalhos também nas cabeceiras.

Depois que toda a passagem estiver com a plataforma pronta, chega a vez da construção das cabeceiras, para unir-se com a pista da BR-101 Sul, seguida pela aplicação de camada asfáltica e instalação de toda a sinalização rodoviária (placas, faixas, elementos refletores). A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.

Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte. Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o DNIT/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).

BR-101 Sul/SC recebe instalação de 10 kms de sinalização provisória

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), dando continuidade ao cronograma de melhorias na BR-101 Sul, fez no mês de abril, a pintura de dez mil metros de faixa central de pista, entre o km 345,5 ao km 355,5 (aprox.), na pista de fluxo Norte-Sul. O segmento tem início em Tubarão, passando pelos municípios de Treze de Maio, Jaguaruna e terminando próximo ao limite de Sangão. Essa sinalização é provisória e todo o lote de melhorias ainda vai receber nova sinalização horizontal.

Todos os trechos de pistas que receberam trabalhos de melhorias recebem a sinalização provisória para dar espaço a pintura definitiva. Para que todas as faixas de eixo central e bordos possam recebem a tinta termoplástica – que tem maior durabilidade, é preciso finalizar grande extensão de pavimento. A sinalização horizontal é retirada durante o processo de fresagem do asfalto, isto é, a retirada mecânica da camada superficial do pavimento, mas desgastada. Já a sinalização vertical (placas, painéis, pórticos e semipórticos) não são retiradas para os trabalhos de melhorias.

Todos os trabalhos de conservação e instalação de sinais rodoviários dependem das condições de tempo estável para continuarem. Para informações sobre a trafegabilidade na BR-101 Sul, os usuários podem ligar para o Serviço de Atendimento 0800 6030 101 ou acessar o site 101sul.com.br.

ESGA/DNIT reúnem 239 pessoas para discutir segurança no trânsito

O consórcio Concremat-Tecnosolo- WorleyParsons, contratado pelo DNIT/SC para atuar supervisão ambiental e interação social na duplicação da BR-101 Sul, reuniu em dois meses de oficinas do programa “Travessia Segura Começa na Escola”, 239 alunos e professores em três municípios catarinenses. O programa leva noções e conteúdo de segurança no trânsito, tratando das mudanças trazidas pela ampliação da rodovia federal no cotidiano das comunidades onde está construída.

A interação com os alunos e professores apresenta as mudanças feitas pelo empreendimento, o projeto de construção e os equipamentos de travessia segura, como as passarelas e as passagens de pedestres. O programa começou em março passado, com alunos da escola Saul Ulysséa, em Cabeçuda, Laguna. As oficinas passarem por Sombrio e Imbituba e, na terça-feira, 10 de maio, volta para salas de aula na EEB Maria Duarte Vasconcelos, em Morro Grande – distrito do município de Sangão.

A temática das oficinas é voltada para alunos do ensino médio, nessa primeira fase do programa. As palestras também servem para verificar o cotidiano dos alunos que residem próximos da BR-101 Sul e dos aglomerados urbanos lindeiros à rodovia federal, avaliando a forma como a população utiliza os equipamentos de travessia segura. Integrante do Programa de Educação Ambiental, disposto no Plano Básico Ambiental (PBA) da rodovia, as oficinas objetivam repassar conceitos para a conscientização e a segurança do trânsito nas escolas no trecho entre Santa Catarina

Desde que o consórcio começou a atuar na produção e realização de oficinas para educação ambiental e trânsito, em 2005, nas escolas, bairros e canteiros de obras, cerca de 65 mil pessoas interagiram com educadores do consórcio, conhecendo os programas socioambientais desenvolvidos na duplicação da rodovia federal e sensibilização para cuidados no trânsito. A equipe de Interação Social (Educação Ambiental e Comunicação Social) realiza ações desde o início das obras no trecho de 350 quilômetros entre Palhoça/SC e Osório/RS.

A ESGA é formada pelo consórcio das empresas Concremat-Tecnosolo- WorleyParsons e atua na duplicação da BR-101 Sul desde 2005.

ESGADNIT reúnem 239 pessoas para discutir segurança no trânsito (2)

Com via lateral pronta, comunidades ganham maior mobilidade

Com o término da construção de mais um trecho de via lateral à BR-101, comunidades de Pescaria Brava, no Sul catarinense, têm um novo corredor rodoviária, possibilitando o tráfego local entre aglomerados urbanos, com ligação até o acesso a Bentos, já em Laguna. Os trabalhos de construção de rua lateral entre o km 317 ao km 319 foi concluído no final do mês de abril.

Com esse segmento concluído, motoristas e pedestres podem, agora, seguir da comunidade de Santiago, km 321, seguindo em direção ao Norte, passando pelo KM 37, Laranjeiras, voltando à pista da BR-101 até o viaduto de acesso ao Bananal por pouco mais de cem metros e, de lá, seguindo pelo trecho antigo de pista, seguindo por Cabeçuda – já no município de Laguna –, cruzando Barranceira e o acesso à Barbacena e terminando em Bentos. Esse segmento tem extensão de 11 quilômetros, sendo que o subtrecho de oito em Laguna é interrupto, sendo feito em pista com duplo sentido de circulação (mão dupla).

A via lateral concluída em Laranjeiras faz parte do conjunto de Obras Remanescentes à duplicação da BR-101 Sul, onde outras três outras ruas laterais foram concluídas. O DNIT/SC trabalha na instalação da sinalização horizontal (pintura de faixas) nestas vias, mas tem toda a sinalização vertical (placas) instalada.

No lote de Obras Complementares, seis trechos que ainda serão construídos estão localizados em Laguna (acesso de Caputera até Bentos, no km 306, lado direito), entre Estiva e Santiago, em Pescaria Brava (entre o km 321,1 ao km 324, lado esquerdo, no acesso ao CTG Preto Velho), dois trechos, anterior e posterior ao Rio Capivari (km 329) e os acessos ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, em Tubarão (km 339, no Morro do Formigão). Ao todo, os bairros lindeiros à BR-101 Sul catarinense vão receber a construção de, aproximadamente, sete mil metros de novas pistas. O projeto original de obras remanescentes e complementares ganhou novos segmentos, para atender a demanda de circulação de veículos e pedestres.

O lote de Obras Complementares se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão.  Além de novas vias laterais, o segmento terá uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, quatro passarela (uma já iniciada e outra em fase de implantação), construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão e a construção de um viaduto  para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão.

Muriel Ricardo Albonico

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BR-101 SulSC recebe instalação de 10 kms de sinalização provisória (2)
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