Prefeitura
Segurança

Exército Brasileiro realiza exercício de GLO na barragem do Rio São Bento

Willians Biehl

Exercício faz parte da Operação Xokleng, atividade de treinamento de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Militares do Exército Brasileiro, integrantes do 28º GAC, realizaram durante esta semana em algumas cidades da região, o exercício denominado Operação Xokleng. A atividade visa adestrar (treinar) a tropa para eventuais distúrbios de ordem pública, como em uma situação hipotética onde os órgãos de segurança locais, já não consigam garantir a segurança.

Durante dois dias os militares se deslocaram de Criciúma, passando pelo Centro de Nova Veneza, até a barragem do Rio São Bento no município de Siderópolis, lá, eles montaram um Posto de Segurança Estático (PSE), organizado em três grupos: um grupo de segurança que faz o patrulhamento da área, um grupo de sentinelas em postos estáticos, e um grupo de reação, que fica aguardando a solicitação de apoio dos dois primeiros grupos.

O local foi escolhido por ser um “ponto sensível”, que no caso da barragem, é uma infraestrutura vital para abastecimento de água potável de toda a região.

Fabio Bratti Engenharia
Ferragens Milanez
Anaquel Estética
Spilere Serralheria
Livraria Jade
Mundo das Cores

Conforme o chefe da Seção de Operações do 28º GAC, major Rodrigo Ferreira Alves, o exercício é importante para manter a tropa apta a executar as atividades de GLO. “Essa operação é uma atividade de treinamento de Garantia da Lei e da Ordem, em que a gente tem que deixar o nosso pessoal preparado para executar as atividades que estão previstas na Constituição, caso os órgãos de segurança pública do Estado não tenham mais condições de cumprir as necessidades de segurança da cidade ou do Estado, o governador pode solicitar ao Presidente da República, esse pedido de intervenção, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro,” esclareceu o oficial.

Willians Biehl











Coopera rodapé
Topo