Exercício físico no inverno!

31/05/2018 15:04

O treinamento físico em ambiente frio requer alguns cuidados para um bom desempenho.

Com a chegada do inverno e as temperaturas caindo a vontade de fazer exercícios físicos geralmente é diminuída. Assim, faz com que os meses seguintes ao inverno seja uma corrida intensa contra os treinos e o tempo. Além disso com o frio aumenta-se a vontade de comer alimentos mais calóricos.

Roupa adequada para a prática

Alguns fatores devem serem levados em consideração neste período, a roupa é um deles, deve ser leve e facilitar a transpiração, proteja também as extremidades, já que se perde muito calor por mãos, pés e cabeça.

Aquecimento

O aquecimento é primordial e necessário, o corpo tem maior lubrificação nas articulações, aumenta a temperatura corporal e diminui o risco de lesões, comece aos poucos e aumente gradativamente.

Hidratação

Não podemos esquecer também da hidratação, é preciso dar ênfase, antes, durante e após a prática, assim como no verão o corpo também perde líquidos através da transpiração, além de auxiliar e manter os processos fisiológicos funcionando corretamente.

Gasto de calorias

As baixas temperaturas favorecem o gasto de calorias, normalmente o corpo irá precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia envolvido.

Através de medidas preventivas, podemos continuar realizando o treinamento físico em qualquer estação do ano de forma saudável, segura e equilibrada, e, respeitando as características do organismo e do meio ambiente no qual está se treinando.

Finalmente, não deixe o frio ser um fator determinante para você deixar dese movimentar, o projeto verão começa no inverno e sua saúde precisa de cuidados para a vida toda!