Café com Ciência chegou na sua terceira edição na noite dessa terça-feira na Acic
A correria dos dias atuais e os excessos acarretam em muitos indivíduos o estresse. Mediante este tema foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 29, a terceira edição do Café com Ciência, uma parceria entre a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que busca difundir assuntos de interesse social ao público em geral.
De acordo com a palestrante e doutora em ciências da saúde, Samira Valvassori, a sociedade vive em uma realidade de excessos. “Um destes excessos é o da informação. Hoje em dia as pessoas estão presas na internet, passam o dia todo em frente ao computador e quando vão para casa ainda ficam no celular, não desligam”, exemplifica.
Samira destaca os efeitos que o estresse pode desenvolver na vida do ser humano, como: depressão, transtorno bipolar e de ansiedade. “O estresse pode ser o gatilho para que estas doenças se manifestem”. Ainda conforme a professora, o indivíduo deve prestar a atenção em seu comportamento para identificar o seu nível de estresse.
Atividades que não irritavam e que passaram a incomodar, como ter que enfrentar filas e até consequências no âmbito da saúde, como palpitações e enjoos podem ser características fortes de estresse. No entanto, Samira ressalta que há o estresse do bem no qual é necessário no dia a dia.
Este tipo de estresse é o responsável pelas preocupações normais com a vida profissional e que fazem com que o indivíduo desempenhe bem sua função no emprego, por exemplo. Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc e são transmitidos de forma mais acessível e que possam contribuir para vida diária das pessoas. O próximo encontro, que será realizado no mês de julho, terá como tema doenças respiratórias.