
Olá querido leitor! Conforme comentei no final da Coluna de semana passada hoje o nosso assunto será a tendência de decoração inspirada nas casas do Norte da Europa, que atravessou o oceano e chegou para ficar em nossas moradas. Estamos falando da decoração escandinava ou nórdica, um estilo básico e moderno de ornamentar os ambientes, que além de conferir elegância aos lares, pode influenciar uma cultura de redução de consumo e economia na hora de mudar a cara de algum espaço.
Mas, o que define um ambiente com estilo escandinavo? A resposta à essa pergunta é simples, uma decoração nórdica é bastante minimalista, ou seja, possui poucos elementos em um espaço, se limitando a utilizar apenas os mobiliários realmente necessários e ornamentos de baixo grau de impacto visual. Para conseguir essa decoração mais “sobrea” alguns macetes são utilizados, vamos conhecê-los?
1. BASE NEUTRA – As cores desse estilo de ornamentação são sempre as mais neutras possíveis e mesmo quando se usa uma cor mais quente, ela aparece com o seu tom saturado, mais pálida e causando impactos moderados. A paleta mais comumente usada é branco e cinza em grandes superfícies, e preto e dourado em detalhes menores, sendo que as tonalidades de 2016, o rosa quartz e azul serenity tem marcado forte presença nesse tipo de design, justamente pelos seus tons pastéis e serenos.
2. MATERIAIS NATURAIS – Para bolar uma decoração nessa linha e fazer sucesso você deve introduzir elementos naturais no ambiente, por exemplo, usando tons amadeirados em mobiliários para quebrar a seriedade do branco. A lã, o linho e as pedras também são materiais muito bem explorados em tapetes, mantas e pequenas intervenções trazendo essa naturalidade e também a ideia de artesanato ao lugar. Foi a partir desta tendência que os pelegos e as peças pelúciadas que tanto vimos neste inverno tomaram força para invadir nosso país, predominantemente tropical. E claro, já que estamos falando de natureza, não podemos esquecer de reservar um lugar para as plantas na decoração, as suculentas e os cactos são os queridinhos do momento e também conquistaram esse status por meio dos apaixonados pela ambientação europeia.
3. ELEMENTOS GEOMÉTRICOS – Tanto os móveis quanto os objetos de decoração tendem a ser mais simples e se limitarem as formas geométricas puras, ou seja, linhas retas e com poucos detalhes. Essa característica confere ao espaço com inspiração nórdica uma elegância e modernidade sem tamanho. Aliás, falando em formas geométricas, caso você já conheça a tendência dos diamantes de metal na decoração, saiba que também foi daqui que eles surgiram.
4. CARA DE QUEM ACABOU DE CHEGAR – Isso mesmo! Como é um estilo básico, para compor um ambiente utilizando o estilo escandinavo, você pode deixar as lâmpadas penduradas por um fio e quadros encostados no chão ou prateleiras, como se estivessem por instalar. Também fazem parte da composição, utilizar o contraste de móveis modernos de linhas retas e design simples com detalhes clássicos e vintage, como se tivesse acabado de ir morar sozinho(a) e por isso pegou alguns móveis da casa da sua mãe emprestados e comprou outros novos, sabe?
A ideia é deixar o ambiente bem natural, porém buscando trabalhar todos esses elementos com harmonia e parcimônia, logo isso nos leva a nossa próxima dica…
5. SIMPLICIDADE E ORGANIZAÇÃO – a ideia principal desse modelo de ambientação é ser convidativo, transmitindo calma e tranquilidade, quem olhar para o seu cômodo saberá que na sua casa existe paz! Portanto, o seu maior desafio será, além de manter a simplicidade dos ambientes seguindo as ideias que lhe passamos, mantê-lo organizado, pois, por conter poucos elementos, qualquer coisa que esteja fora do lugar irá chamar facilmente a atenção, sem contar, que se você é do tipo que gosta de acumular vários pertences, vai se sentir perdido, afinal não irá conseguir armazenar tudo em mobiliários reduzidos e também terá de diminuir o numero de objetos à mostra.
Os macetes principais para trazer essa linha de decoração tão linda e atual para dentro da sua residência você já sabe, então, agora vamos nos inspirar vendo mais algumas imagens com ideias de ambientes em que esse estilo foi aplicado.