As inscrições devem ser feitas diretamente nas secretarias das escolas
Nova Veneza, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundave) e Secretaria de Educação, firmou parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina para a implantação do Programa Protetor Ambiental (PROA) no município. As atividades vão contemplar alunos das escolas da rede municipal e estadual da cidade e já estão com as inscrições abertas. O projeto visa desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente junto aos alunos. Para participar da iniciativa, os estudantes passarão por um processo seletivo, onde os 30 primeiros colocados serão chamados para participar.
Esta semana, a Cabo Ramoni Tricheis Camargo, está visitando as escolas para explicar para os jovens como vai funcionar o projeto e anunciar o início das inscrições. “Nós escolhemos uma cidade da nossa região para aplicar as atividades, porque elas ocorrem durante todo o ano. E é importante os alunos estarem matriculados no período da manhã, porque as atividades são realizadas a tarde”, explica.
Além das aulas teóricas sobre meio ambiente, os participantes recebem um kit com materiais didáticos e uniformes. “Temos uma proposta de ser uma atividade dinâmica, que não compreende apenas as salas de aula, mas também visitas de campo, onde eles vão ter contato direto com o meio ambiente das cidades que eles vivem e da região”, comenta.
O Presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, comenta que é um projeto que o município queria receber faz algum tempo, mas devido a pandemia não foi possível realizar antes. “É uma iniciativa muito interessante, por parte da Polícia Ambiental, que é muito parceira da nossa cidade. E mais ainda, é fundamental que os jovens aprendam a praticar os cuidados com o meio ambiente no dia a dia, que levem os aprendizados para as suas casas e comunidades”, destaca.
As atividades serão no contra turno escolar e as inscrições já podem ser feitas junto às secretarias das instituições. “Essa ideia vem para estimular a consciência ambiental nas crianças, por isso vamos incentivar os nossos alunos a participarem do PROA porque é uma ação que todos ganham com um projeto que pensa no coletivo”, disse a Secretária de Educação, Herica Felisberto.
Por Lucas Sabino