Apesar da crescente demanda em todas as estações do ano, a primavera inspira os adeptos de terapias a buscar equilíbrio entre corpo e mente com essências da natureza.
A primavera, que começa em 22 de setembro, tem como característica afetar positivamente o segmento de saúde e beleza, uma vez que a “estação das flores” antecede o verão, e é neste período que boa parte das pessoas busca a melhor forma de equilibrar o corpo e a mente.
O mercado está repleto de técnicas que há algum tempo têm caído no gosto das pessoas, a exemplo das massagens relaxantes, inclusive as que utilizam óleos, pedras quentes e, acredite, flores, especialmente agora com a primavera próxima.
A chamada flower massage usa pétalas e cosméticos à base de flores para a realização de massagens que promovem benefícios à saúde, pois essas plantas têm qualidades capazes de curar e amenizar sintomas de doenças, além de harmonizar pessoas e ambientes.
Cada flor desempenha um papel, permitindo ao massagista e ao massoterapeuta aplicar terapias de acordo com a necessidade de cada cliente.
Enquanto a angélica, auxilia no controle da ansiedade, proporcionando calma e serenidade, o jasmim aumenta a consciência e a sensualidade. Já a lavanda eleva a autoestima.
Relaxantes
Nessas massagens são utilizados óleos e pedras quentes, técnicas aplicadas durante todo o ano.
A massagem terapêutica, por exemplo, aumenta a mobilidade e a flexibilidade nas articulações, ajudando a pessoa a manter a postura.
Outro procedimento que tem ganhado espaço é a candle massage, feita com velas aromáticas que combinam os benefícios da massagem de relaxamento, aromaterapia e tratamento térmico. O calor da vela aquece os tecidos, relaxa os músculos e alivia dores.
A abhyanga, por sua vez, usa óleo vegetal hidratante, aplicado por massagem terapêutica. A técnica busca, no contato das mãos do terapeuta, manter o corpo aquecido.
Uma das massagens mais conhecidas e em pleno crescimento, a que envolve pedras quentes proporciona relaxamento com o calor liberado por esses elementos.
Bastante apreciada, a massagem tântrica objetiva o aproveitamento da energia sexual existente no corpo. O massagista atua para redistribui-la para expandir a sensibilidade e as vivências mais intensas.
A técnica inclui manobras sutis dos dedos, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo, com os objetivos de despertar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.