Esgotamento emocional: a rotina de sentir-se cansado

Quando se fala em esgotamento emocional qual é a primeira coisa que te vem à cabeça? Diante da pandemia do covid-19, muitas pessoas desenvolveram uma série de sintomas que as impossibilitavam de descansar, dormir ou repousar.

Esse é um dos sintomas do esgotamento emocional e como exemplo podemos utilizar o fato de deitar a cabeça no travesseiro e não conseguir se desligar das atividades do dia a dia ou dos acontecimentos cotidianos. desta forma o esgotamento emocional pode acarretar em sintomas ansiosos, crises de ansiedade, ataques de pânico, ou até mesmo sintomas depressivos.

O esgotamento emocional surge diante de um acúmulo de situações que causam tensão ao indivíduo, estar sob intensa tensão por um longo período de tempo pode acarretar no desenvolvimento dos sintomas que se enquadram no esgotamento emocional.

Desta forma, é importante que utilizemos de algumas ferramentas para evitar que esses sintomas surjam, além de que se faz portante cuidar da saúde emocional. Quando esse esgotamento emocional não é tratado da forma correta, ele pode evoluir para outros quadros patológicos, por isso, quanto antes buscar suporte psicológico, melhor.

Algumas ferramentas podem auxiliar a diminuir o cansaço emocional, seguem sugestões:

  1. Respire fundo e traga a consciência o que estás fazendo;
  2. Tenha pequenas pausas no seu dia, ainda que, de 05 min;
  3. Tenha momentos seus ao longo da semana;
  4. Lembre-se que és um ser humano e não um robô ;
  5. Permita-se viver o momento.

É importante lembrarmos que a produtividade não é sinônimo de saúde mental.

Uma outra sugestão é a imposição de limites em situações do dia a dia, saber pedir ajuda e reconhecer a importância do outro. Nesses casos a psicoterapia possui um grande poder de auxiliar a diminuir os sintomas e consequentemente amenizar o sofrimento.

E você, tem se sentido esgotado emocionalmente? Se cuida!

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni