Sabemos que dentro da corporação dos bombeiros, há profissionais militares que efetuam as vistorias em edificações, por vezes, para que seja visto e posto na prática o conteúdo do projeto.
Ai seguem as orientações, tratativas, para que o certame seja resolvido da melhor maneira, e o proprietário possa usufruir do imóvel de acordo com sua solicitação, comercial ou de moradia.
É aí que entra o “escutar o que quero ouvir”. Algumas pessoas trazem para a pauta situações em que já foram orientadas pelos vistoriadores, mas procuram “amigos” que supostamente entendem do assunto, os quais concordam com o solicitante … vindo contra a orientação profissional.
Esta etapa ocorre com mais frequência em edificações verticais, onde já se tem moradores, quando envolve qualquer reparo no sistema de segurança contra incêndio.
Eu enquanto da reserva, já fui abordado por cidadãos pedindo orientações sobre questões de segurança, e sempre de imediato, peço que procurem o setor responsável nos quarteis dos bombeiros, para que lá sim, possa ser sanado as dúvidas.
Se acaso ai na sua edificação haja algo em desconforme, resolva imediatamente, afinal, com prevenção você diminui os riscos de ocorrer um incêndio.
Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Segurança Contra Incêndio e Pânico; especialista em Emergência Pré-hospitalar.