Ferramenta desenvolvida em Içara facilita procedimento com integração a software público
As escolas devem ficar atentas ao prazo para o Censo Escolar. Os dados utilizados para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas da educação no país devem ser informados até 31 de agosto. O cronograma, objetivos, dados coletados e a importância da pesquisa estão condensados em um e-book criado pela Portabilis para facilitar o entendimento dos gestores e técnicos. O download pode ser feito em blog.portabilis.com.br. Além do guia, a empresa possui um módulo próprio para auxiliar os usuários do sistema i-Educar.
O recurso no software público foi criado e testado em 2015, mas homologado pela Portabilis em 2016 para todos que utilizam o sistema com o suporte da empresa içarense. Isto inclui mais de 50 cidades de 15 estados. A primeira experiência foi realizada pela Escola Municipal Valdemar Cavalcante, de São Miguel dos Campos, em Alagoas. A inovação será utilizada também em Ipiranga do Piauí, além de Arroio do Silva, Balneário Camboriú e Rio Negrinho, em Santa Catarina. Apesar do prazo curto, as escolas interessadas ainda podem aderir.
“O preenchimento dos dados é mais trabalhoso agora devido a necessidade de informações que não são obrigatórias no i-Educar, mas precisam ser repassadas ao Educacenso. Nos anos seguintes bastará a atualização dos alunos e a exportação”, indica a analista de suporte, Ana Paula Inocêncio Serafim. “Além dos dados sobre matrícula necessários agora, no final do ano será aberta a possibilidade de envio das informações sobre a situação do aluno [aprovado, reprovado, transferido ou desistente] para a segunda etapa”, coloca.