Escola Líbero Ugioni apresenta resultados do projeto Citadella às autoridades

Por Guilherme Nuernberg

Evento aconteceu nesta quinta-feira, no Teatro Municipal.  

A Escola Básica Municipal Líbero Ugioni de Nova Veneza apresentou, na última semana, os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela escola no Projeto Citadella da UNESCO junto ao Ministério da Educação da Republica Italiana. O evento ocorreu no Teatro Municipal, em anexo ao Palazzo Delle Acque.

Idealizado pelo agente consular Aroldo Frigo Júnior, o projeto Cidades Irmãs irá realizar uma espécie de intercambio entre alunos de Nova Veneza e Malo, município italiano. Alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da escola conheceram a história dos municípios, visitaram os pontos turísticos de Nova Veneza que remetem a cidade italiana e por fim realizaram uma produção textual.

O projeto é resultado do Pacto de Amizade realizado entre Nova Veneza e Malo e o Decreto da Região do Vêneto, que reconhece Nova Veneza como cidade honorária do Vêneto.

Também participaram da apresentação do projeto o prefeito Rogério Frigo, o presidente da Câmara de Vereadores, César Augusto Pasetto, a secretária de Educação, Teresa Spilere Marangoni, o diretor do Departamento Municipal de Esportes (DME), Hériton Sandrini.

“Esse projeto iniciou em 2017, quando Nova Veneza foi a Malo. O prefeito esteve lá recebendo o projeto de lei das autoridades da cidade de Malo, que reconheceram Nova Veneza como cidade irmã”, comentou Aroldo Frigo Júnior.

Para o prefeito Rogério Frigo o projeto visa aproximar as duas cidades e aprimorar o conhecimento dos alunos. “Isso vai aproximar ainda mais as duas cidades, existe a boa vontade tanto daqui quanto de lá. Vamos seguir e dar suporte para que isso aconteça. Não temos como dar oportunidade a todos, mas todos irão ter a oportunidade de adquirir o conhecimento”, declarou o prefeito.

Escola Líbero Ugioni apresenta resultados do projeto Citadella às autoridades