Escala 24×48 dos Bombeiros Militares catarinenses

Ocorrências

Durante as 24 horas de serviço dos profissionais militares, são atendidas muitas ocorrências e de naturezas diversas. Nos incêndios com o aumento da temperatura durante o combate, proporciona ao guerreiro de frente uma perda de liquido corporal considerável. Eu mesmo enquanto da ativa, perdia em média um quilo de meu peso, ao atender este tipo de ocorrência.

Nas ocorrências em que envolviam óbitos, havia dias em que a soma destes passava de 4, e eu digo a vocês que a sequência me imunizou de sentir algo que me abalasse de forma sentimental. Mas quando havia crianças na cena, a imagem dos corpos me deixava pensativo durante dias!

Nos atendimentos pré-hospitalares em ambiente público, depois do advento do SAMU, sempre havia uma rapaziada, que com certeza comiam rocambole todos os dias de manhã no café, em que nos faltavam com respeito com seus impropérios cômicos. Era engraçado escutar, claro, até a página dois! Assim ocorria, uns aplaudiam outros xingavam ao bel-prazer de fazê-lo. Lindos!!

Escala 24x48 dos Bombeiros Militares catarinenses

Quadro de saúde

Sabem que no Corpo de Bombeiros Militar não há um quadro de saúde, digo, de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros. Alguém pode lembrar e dizer: eu conheço pessoas no bombeiro, formadas nestas graduações. Sim existe, mas não fazem atendimento profissional em suas áreas, aos demais Bombeiros. Tá mais que na hora de acontecer, os bombeiros militares de guarnição necessitam!

Escala 24×48

Na escala de 24 horas de serviço por 48 horas de folga, os Bombeiros militares de guarnição trabalham 240 horas ao mês, o correto seria 160. Claramente fazem mais 80 horas por mês, que multiplicado por 12, dá a “bagatela” de 960 horas trabalhadas a mais durante ao ano!

Desde 2015, existe a LEI Nº 16.773, DE 30 DE NOVEMBRO, que trata sobre a jornada de trabalho dos militares estaduais, sendo que na Polícia Militar a escala de 24×48 já não existe, porém, no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, esta continua.

Escala 24x48 dos Bombeiros Militares catarinenses

Como vimos os bravos heróis estão trabalhando a mais sem receber por isso. Estão adoecendo, concomitante ao aumento do número de ocorrências. Se há a faca e o queijo, o que falta para cortar?!

Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Emergência Pré-Hospitalar e Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Contato: carloscypriano1@gmail.com

Fone: (48) 99172-9433