Equipes de SC sonham com retorno para a Série A em 2023

O futebol catarinense tem conseguido uma presença constante entre as melhores equipes do Brasil. Nos últimos 10 anos, por exemplo, a Série A do Campeonato Brasileiro ficou apenas uma edição sem nenhum representante do estado. Porém, isso vai acontecer agora em 2023, pois nenhuma equipe conseguiu subir ou se manter entre os 20 melhores clubes do país. O objetivo da temporada é não deixar que isso aconteça novamente, uma responsabilidade dividida entre a Chapecoense, o Avaí e o Criciúma.

Essa ausência ocorreu pela última vez em 2020, quando na temporada anterior a Chape e o Avaí ficaram nas duas últimas posições do torneio e rebaixaram. Foi um péssimo momento para o futebol do estado, mas que conseguiu se recuperar rapidamente. O Verdão do Oeste foi campeão da Série B e conseguiu colocar Santa Catarina novamente na elite do futebol nacional. Infelizmente, a situação voltou a acontecer, mas a esperança é que a resposta seja do mesmo nível.

A Série B de 2023 vai contar com três representantes catarinenses. O primeiro é o Avaí, que caiu da Série A no ano passado, após ficar na 19ª colocação. A Chapecoense é o segundo, e tenta melhorar a campanha que teve na mesma divisão em 2022. O Criciúma é o último representante, e também esteve no torneio no ano passado e convive com problemas desde 2018. Serão eles os responsáveis por colocar novamente o estado entre os melhores. Quem sabe os três não conseguem ficar com boa parte do G4, algo complicado, mas que pode acontecer.

O futebol catarinense teve um excelente momento em 2015, que pode servir de inspiração para as equipes. Naquele ano, a Série A do Brasileirão contou com quatro representantes do estado. Além do Avaí e da Chape, o Figueirense e o Joinville também marcaram presença entre os 20 melhores times do país. O estado conseguiu ter mais força que o Rio de Janeiro, que contava com apenas três clubes na competição, e Minas Gerais, com apenas dois. Um feito que nunca deve ser esquecido, principalmente se o objetivo é repetir a forte presença.

Favoritismo para subir

No ano passado, o Cruzeiro, o Grêmio e o Vasco confirmaram o forte favoritismo que tinham e retornaram para a Série A do Campeonato Brasileiro. Isso deixou a Série B de 2023 mais equilibrada, e a promessa é de boas hipóteses para todos. Algo encorajador para os representantes de Santa Catarina. Uma disputa mais próxima entre todos significa que o torcedor pode sonhar com boas notícias no final do ano, e principalmente pensando nas disputas do próximo ano.

As cotações poderão ser acompanhadas no Mr.Jack, site de apostas esportivas online que oferece uma cobertura completa do futebol nacional. Por lá, será possível identificar os favoritos para quase todas as competições importantes da temporada, inclusive a própria Série B. É bom ficar de olho para descobrir as probabilidades do futebol catarinense desde o começo da competição. No entanto, se quiser conferir outros torneios, é possível apostar também na Série A, na Copa do Brasil e até mesmo na Copa Libertadores da América.

Essas informações são interessantes, afinal seguem critérios técnicos. No Brasileirão, por exemplo, o Flamengo e o Palmeiras surgem como grandes favoritos ao título. São as duas melhores equipes, e ninguém tem dúvidas que dificilmente não estarão na disputa até as rodadas finais. Essas informações podem ajudar a prever se teremos alguma equipe catarinense na Série A de 2024.

De olho na Série C

Além das duas divisões que citamos, o torcedor de Santa Catarina também pode ficar de olho nas equipes do estado que vão jogar a Série C. Brusque e Figueirense estão na disputa, e ambos querem uma das quatro vagas para a Série B de 2024. A disputa não promete ser fácil, pois as duas equipes estão longe de viver um bom momento.

O Brusque, por exemplo, caiu da Série B no ano passado, e o Figueirense foi eliminado na segunda fase da Série C. A esperança é que ambos consigam uma temporada mais positiva e coloquem mais representantes do estado nos andares altos do futebol brasileiro. O ano de 2023 promete para o futebol de Santa Catarina, e a esperança é que só notícias boas venham no final do ano.