Entra em vigor norma mais rígida para a Lei Seca

A tolerância zero no trânsito em relação ao consumo de bebidas alcoólicas agora é para valer. O motorista que for apanhado com qualquer concentração de álcool no organismo, mesmo causada por um simples bombom de licor, vai ser autuado por infração gravíssima. Se o teor alcoólico estiver acima de 0,34 miligramas por litro de ar (ou seis decigramas por litro de sangue), o equivalente a seis latinhas de cerveja ou três doses de uísque, em média, além das penas administrativas, o motorista responde a processo criminal, podendo pegar de seis meses a três anos de prisão, mais pagamento de multa e cassação da carteira de habilitação.

É o que prevê a Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada terça-feira no Diário Oficial da União. As regras serão aplicadas imediatamente pelos agentes de trânsito nas blitze de todo o País, inclusive no próximo feriado de Carnaval, período de maior concentração dos acidentes por embriaguez, segundo informou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Sabemos que não se reduz os acidentes por decreto, mas é preciso dar um basta à violência do trânsito, disse ele. O grande objetivo é mudar a postura da sociedade em relação ao risco do uso do álcool ao volante, explicou.

A medida anunciada nesta terça termina com a margem de tolerância de um décimo de miligrama (0,10) de álcool por litro de ar, permitida anteriormente pelo Decreto 6.488/2008, quando o condutor era submetido ao bafômetro, e de no máximo duas decigramas por litro de sangue, no caso de exames. A Lei Seca (12.760/2012) impôs ao Contran determinar a nova margem de tolerância, definida agora pela Resolução 432.

A penalidade após autuação fixa multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado. Em caso de reincidência, dentro de um ano, o valor da multa é duplicado e pode chegar a R$ 3.830,60.

Na hipótese de o motorista se negar a fazer o teste do bafômetro, o agente de fiscalização pode aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, a ser anexado à autuação. Nesse caso, o condutor também pode ser encaminhado à delegacia. O questionário deve informar a aparência do condutor, sinais de sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool, agressividade, senso de orientação, fala alterada, entre outras características

Agência Brasil

Entra em vigor norma mais rígida para a Lei Seca

3 Comentários

  1. acredito que essa lei vai ser mais rigorosa para sao paulao rio de janeiro e nao para nossa cidade mas nossa cidade precisaria que ao menos uns tres dias da semana no periodo da noite na entrada de nova veneza iria melhorar muito pois ali passa os jovem que depois de uma festa passam por ai quem sabe os acidentes e nao so a conciencia que beber e dirigir nao combina vamos tentar nesse modo alertar os jovens e nao so os velhinhos de volante tambem pensen nisso nao vai custar nada e sim mostrar que a policia de nova veneza tambem esta preocupada com a populaçao