Por Cris Freitas
Foram destinados R$ 58 mil através de projetos aprovados para difundir a cultura no município.
O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo e vice Sérgio Alberto Spilere, receberam no gabinete na manhã desta sexta-feira, 21, representantes de entidades culturais beneficiadas para assinar o termo de colaboração. O objetivo é fomentar as atividades culturais do município através de recursos provenientes do Poder Público. Foram destinados mais R$ 58 mil para dez entidades. Um edital foi aberto no mês de novembro para a inscrição de projetos culturais para difundir o setor. Já no mês de dezembro, todos os projetos foram avaliados por uma comissão e aprovados.
“Nós percebemos que se profissionalizou e com o incentivo do Poder Púbico os integrantes do Círculo se motivaram para participar mais. Também estamos com um projeto nas escolas para difundir a cultura italiana” destacou Fabiana Spilere, presidente do Círcolo Vicentino de Nova Veneza e regione
Para o presidente do Grupo Musical Eco di Venessia é uma forma de incentivar. “Esse recurso é o incentivo para podermos manter vivo o Grupo Musical Eco di Venessia. Não podemos deixar o grupo acabar e estamos buscando novos integrantes para participar”, relatou o presidente Olnevio Colombo.
A secretária de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni enalteceu a importância dos recursos para as entidades culturais. “Nós participamos do Encantos do Sul e apontamos em nossa reunião que somos o único município a disponibilizar recursos para incentivar as entidades culturais. Sabemos que esses valores ainda não atendem as necessidades, porém, servem de incentivo e contribuem para manter as entidades. Quero agradecer ao prefeito Geio e vice Zé que entendem a importância de destinar esses recursos para as nossas entidades. E agradecer as entidades pelo empenho e amor que tem por Nova Veneza”.
Para o prefeito Rogério Frigo o município de Nova Veneza é privilegiado. “Nova Veneza tem um diferencial, nós do Poder Público somos os incentivadores, mas não seriam nada e não teríamos sucesso se não tivesse a participação das entidades. Nós sabemos o quanto é difícil fazer as coisas acontecerem, sem fins lucrativos e contam com voluntários que participam pelo prazer e amor pelo que fazem. Eu sempre fui favorável em fazer esse tipo convênio visando incentivar e valorizar as nossas entidades culturais. Quero ressaltar o importante trabalho feito pelas entidades e nós contamos com um grande patrimônio cultural humano. Vocês são fundamentais para elevar o nome da nossa cidade”.
Foram contemplados a Associação Neoveneziana de Turismo (Anet) com projeto Música na Praça; o grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza com a projeto Danza Veneza, a Associação Peregrinos da Montanha com o projeto Recital em comemoração aos 50 anos, o Pequenos Peregrinos com o projeto do Recital em comemoração aos 25 anos, o Coro do Santuário de Caravaggio com projeto Recital da Imigração, o Circolo Vicentino de Nova Veneza e Regione com fomente de atividades italianas, o grupo musicale Roba di Ciodi com um concurso de música italiana, o grupo musical Eco di Venessia e Coral São Marcos irão investir na compra de equipamentos e a Associação do Moradores de São Bento Baixo com o projeto de musicalização.