As novas tarifas de energia elétrica passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 28. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no último dia 22, durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários das cooperativas que atendem cidades do interior de Santa Catarina. A tarifa da Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, mesmo após o reajuste, é menor que qualquer outra distribuidora do Brasil.
Contrariando a tendência de aumento nas tarifas de energia no Brasil, que este ano ficaram entre 25 e 30%, a COOPERA teve suas tarifas de baixa tensão residencial reajustadas em média 17,23%, já para as unidades consumidoras industriais de alta tensão, o índice médio é de 16,77%.
O presidente Carlos Alberto Arns garante que os consumidores da COOPERA passarão a pagar a menor tarifa do Brasil. Ele lembra que, ao calcular os índices de reajuste, a ANEEL considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada, encargos de transmissão e setoriais.