Em palco caracterizado para simular uma sofisticada cozinha, o chef Claude Troisgros deu show em aula promovida pela Escola de Gastronomia da Unesc, na noite desta terça-feira, 29.

Logo em sua entrada no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, junto da corte do Carnavale di Venezia, o astro da noite mostrou –se encantado pela região. Durante as duas horas seguintes, o apresentador do reality show Mestre do Sabor, na TV Globo, compartilhou experiências, contou histórias de vida e cozinhou para a plateia. A aula teve foco nos estudantes do curso de Gastronomia da Universidade.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recepcionou o chef no palco do evento e destacou o momento como a consolidação do curso e um marco para o Sul de Santa Catarina. “Ao receber grandes nomes da área, destacamos a força e a excelência da graduação na Universidade. Sempre conectada com a região onde está inserida, a Unesc mais uma vez reconhece as potencialidades locais para fomentar o desenvolvimento”, afirmou a reitora.

Antes de começar a cozinhar, Troisgros resgatou momentos marcantes de seus mais de 40 anos de cozinha, por meio de um documentário marcado por vivências e lições proporcionadas pela profissão. “A gastronomia é apaixonante, artística e requer muita dedicação. A quem escolheu este caminho na graduação, parabéns. Tenho certeza, de coração, que fizeram uma grande escolha”, frisou Troisgros.

Após momentos de emoção, brincadeiras com a plateia e ensinamentos, chegou a hora de colocar os ingredientes na panela. Para isso, cinco pessoas da plateia foram escolhidas para auxiliar a preparação de um risoto à moda do chef, prato especialmente escolhido e que, segundo o profissional, remete à preciosas lembranças de sua infância.

Valiosas lições

Entre mexer a mistura na panela e preparar os ingredientes, o astro da noite contava sua história de vida e a conectava a ensinamentos. Leia três lições trazidas pelo chef:

·         “O estudo é fundamental. Não basta sair cozinhando, é necessário ir a fundo e sempre buscar aprender. O conhecimento de algo novo pode vir de onde menos se espera, e encantar você”.

·         “Saiba aproveitar as oportunidades. A sorte só é sorte quando não a deixamos passar. Agarre-a.”

·         “Para cozinhar é fundamental conhecer a história de onde se está, seus costumes, suas tradições e suas pessoas. Assim você cozinhará com emoção e sabedorias que vão além de preparar um prato”.

Para coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, foram lições como estas que tornaram o profissional referência dentro e fora do Brasil. “Além de ter uma carreira marcada pelo pioneirismo, Troisgros é um líder de sucesso frente a empreendimentos próprios. Dentro do planejamento da graduação, mapeamos perfis de sucesso em todo o Brasil, para proporcionar momentos como este, que seguirão sendo foco do curso”, ressaltou o coordenador.

Com o prato pronto, seis estudantes do curso de Gastronomia puderam degustar a receita do chef. O evento foi realizado com o apoio do Núcleo de Gastronomia da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense).

Unesc ainda mais presente em Nova Veneza

A Unesc e a gestão municipal de Nova Veneza fortaleceram relações e prospectaram parcerias durante o evento. Um termo de compromisso assinado nesta noite, pela reitora da Universidade e pelo prefeito, Rogério Frigo, levará aulas do curso de Gastronomia até a reconhecida Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

O município disponibilizará espaços e estruturas locais para aprendizados e a Instituição contribuirá com sua expertise em ensino, pesquisa e extensão. “Ter a Unesc presente em nosso município é um sonho que se realiza e uma certeza da continuidade de bons frutos para a nossa população”, destacou o prefeito.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a parceria irá além de elevar a excelência do curso, ampliando ainda mais a cultura da gastronomia na região. “Acreditamos na força das pessoas e nas contribuições que podemos trazer para Nova Veneza. É uma grande satisfação anunciar a chegada do Núcleo de Gastronomia ao município”, afirmou.

Estrutura de ponta para receber um grande evento

Além de grandes aprendizados, a experiência da aula-show contou com uma grande estrutura. Com transmissão ao vivo da Unesc TV, quatro câmeras estiveram posicionadas no palco do evento. Além disso, a iluminação de alta tecnologia e o som digital tornaram o evento ainda mais especial. Os presentes no Palazzo Delle Acque também tiveram à disposição um telão com mais de cem polegadas para acompanhar a transmissão.

Em nome da Universidade, também estiveram presentes a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o ex-reitor e hoje assessor Institucional, Edson Rodrigues; o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel Corrêa de Souza e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Saiba mais sobre o chef

Eleito chef do ano por diversos veículos como Revista Veja, Prazeres da Mesa, Guia Quatro Rodas e a revista inglesa Restaurant Magazine, há 15 anos é apresentador no canal GNT e atualmente comanda no canal o “Que Marravilha”, onde ensina receitas aos telespectadores. Ainda no GNT, apresenta ao lado dos chefs Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo o The Taste Brasil. Em outubro, estreou o reality Mestre do Sabor na TV Globo.

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto como acompanhamento de peixe. Seguindo os passos de seu avô, formou-se pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros e chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 40 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catelan, onde o  chef então trabalhou.

Nos seus 40 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton John às autoridades como os presidentes Clinton e François Hollande.

Pelo Olympe, no Rio, premiado pela crítica internacional como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com 1 estrela no Guia Michelin, passaram pratos fascinantes como a Terrine de Palmito Pupunha com Foie Gras e rapadura; Gnocchi de batata roxa e bacalhau imperial, com queijo da Canastra e a crepe soufflé de maracujá. Em 2017 a cozinha passou para as mãos do filho Thomas. Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes como CT Brasserie , CT Boucherie, Chez Claude e  Le Blond versões  de sua cozinha mais informal, que fazem parte do Grupo Troisgros Brasil.