Embriaguez de jovens passa a ter comunicação obrigatória

Para coibir o consumo de álcool e drogas entre crianças e adolescentes, a comunicação ao Conselho Tutelar, pais ou responsáveis legais agora é obrigatória na rede pública e privada de saúde de Santa Catarina. A legislação estadual (17.078/2017) válida a partir deste ano prevê, inclusive, a possibilidade de multa de R$ 2 mil nos casos de não cumprimento.

“As notificações já são obrigatórias para casos de violência ou negligência. Orientamos todos os profissionais para que, em casos assim, acionem a Polícia Militar e/ou o Conselho Tutelar. Agora o cuidado sobre os efeitos do álcool entrarão para esta lista de situações a serem comunicadas”, aponta a gerente de Enfermagem, Fabiane Filisbino.

Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, pelo menos 21,4% dos jovens já ficaram embriagados. As Regiões Sul (27,3%) e Centro Oeste (24,1%) aparecem com os maiores percentuais. Ao todo, 43,8% dos escolares afirmaram possuir amigos que consomem bebida alcoólica.

Lucas Lemos

Um Comentário

  1. Bom aguardamos que em Nova Veneza isso aconteça na real ,porque ja vi adolescentes bebados sem nenhum problema!!