Eleitor tem até quarta (9) para regularizar sua situação

Os eleitores que têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral e pretendem votar nas Eleições 2012 devem resolver a sua situação até as 19h de quarta-feira (9). Para atender à demanda, os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento ao eleitor estão trabalhando em regime de plantão.

Além de alistamento eleitoral, transferência e revisão dos dados, esse prazo também vale para os jovens que vão fazer o seu 1º título. O voto é facultativo para os adolescentes que terão 16 ou 17 anos até a data do 1º turno, marcada para 7 de outubro, e obrigatório para os que estarão com 18 anos até lá.

O chefe de cartório da 12ª Zona Eleitoral (Florianópolis), Franco Bressan da Silva, alertou os jovens com 18 anos para não se esquecerem de apresentar o comprovante de serviço militar obrigatório no momento em que forem fazer o cadastramento eleitoral.

Em 9 de maio, vencerá também o prazo para: os eleitores com necessidades especiais, inclusive idosos, solicitarem a mudança de sua seção para uma de fácil acesso; e para os cidadãos que estiverem com o título cancelado ou suspenso regularizarem a sua situação, caso contrário não poderão votar, pois os seus nomes não constarão da folha de votação da seção eleitoral.

Aos eleitores que desejam somente requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vencerá em 27 de setembro, dez dias antes da eleição.

Os documentos necessários para realizar todos esses procedimentos podem ser conferidos aqui.

Título Net

Para agilizar o atendimento antes de ir ao cartório, o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet, ou seja, passar por um pré-atendimento eleitoral. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados on-line e depois comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.

Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação, sendo emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Estatísticas

Desde 1º de janeiro deste ano, os cartórios eleitorais de SC receberam requerimentos de 114.630 alistamentos (emissões do 1º título), 87.505 transferências, 45.381 revisões de dados e 762 emissões de segunda via, o que representa 248.278 operações com título.

Os atendimentos volantes prestados a eleitores de cerca de 60 municípios nesse período foram responsáveis por 12.046 operações (4,9% do total). Foram solicitados 6.088 alistamentos, 3.940 transferências, 1.964 revisões de dados e 54 emissões de segunda via.

Renata Queiroz