Douglas Sartor: Tigre e São Paulo na estreia do Brasileiro Sub-20

 

Créditos: Fernando Ribeiro
Créditos: Fernando Ribeiro

A caminhada da equipe júnior do Criciúma no Campeonato Brasileiro Sub-20 inicia neste sábado, dia 5. O adversário será o São Paulo, às 19h30min, no campo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A partida também marca a reestreia do técnico Wilson Vaterkemper, o Wilsão, no comandado do time em duelos oficiais.

A competição vai reunir 20 clubes tradicionais do país. O início ocorre neste sábado e a Final está marcada para o próximo dia 20. Esse ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também realizou um campeonato Sub-20, no qual denominou como Brasileiro. O campeão foi o Fluminense.

Apesar disso, o campeonato, que será disputado no Rio Grande do Sul, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, continua sendo Brasileirão, por contar com grandes equipes do futebol, e por ser disputado há mais tempo, desde 2006.

CRICIÚMA ESTÁ NO GRUPO B

Os criciumenses compõem o grupo B da competição. Depois do São Paulo, a equipe ainda enfrenta a Chapecoense, o Grêmio e o Flamengo, todos componentes da mesma chave do Tigre. Avançam para as quartas de final os dois melhores colocados de cada chaveamento.

MAIS UMA VEZ O SÃO PAULO PELA FRENTE

Os times Sub-20 do Criciúma e do São Paulo se encontram mais uma vez em 2015. No início do ano, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa São Paulo, os paulistas venceram os catarinenses por 1 a 0. Resultado que eliminou os comandados do técnico Eduardo Duca, treinador dos juniores naquela oportunidade.

Atacante Jefferson durante duelo pela Copa SP 2015 / Créditos: Rubens
Atacante Jefferson durante duelo pela Copa SP 2015 / Créditos: Rubens

O São Paulo sempre foi reconhecido nacionalmente por possuir uma das melhores categorias de base do Brasil. O clube chega com muita moral no Brasileiro por ter conquistado recentemente a Copa do Brasil Sub-20. É pedreira para os atletas carvoeiros e para o técnico Wilsão.

Aliás a chave do time tricolor esse ano é muito difícil. Realmente o nível dos adversários da equipe na primeira fase é altíssimo. Portanto, o desafio dos criciumenses será ainda maior.

Na edição passada, disputada em dezembro de 2014, a campanha carvoeira não foi muito boa. Em quatro partidas, foram apenas dois empates e duas derrotas, assim ficando em último no grupo.

REFORÇOS DO PROFISSIONAL

A delegação do Criciúma ganhou alguns reforços, que estavam no elenco profissional. O zagueiro Ianson, o voante Ruan e os atacantes Edy, Kalil e Jefferson estarão a disposição do treinador tricolor.

 

Ianson em ação no treino desta quinta / Créditos: Fernando Ribeiro
Ianson em ação no treino desta quinta / Créditos: Fernando Ribeiro

Esperanças carvoeiras todas no jovem Jefferson, que teve destaque em algumas partidas no time principal, chegando a marcar dois gols. O Tigre inscreveu 30 jogadores  , mas somente 20 irão compor a o grupo que vai a Porto Alegre. O lateral esquerdo Marlon, que se destacou no profissional na reta final da Série B, foi inscrito, mas não irá a capital gaúcha. Só se apresentará caso a comissão técnica opte pelo chama-lo.

LISTA DOS CONVOCADOS

Goleiros: Bryan e Ronaldo Zilio;

Laterais: Carlos Eduardo e William Machado;

Zagueiros: Ianson, Jean Mangabeira, Nino e Roger;

Meio campistas: Eduardo, Chico, Gabriel, Ruan e Vitor Mariel;

Atacantes: Andrew, Guto, Bruno, Edy, Flávio, Jefferson e Kalil;

LONGO CONTRATO OFERECIDO AO GOLEIRO LUIZ

Assinatura do contrato foi na Sala de Imprensa Clésio Búrigo / Créditos: Fernando Ribeiro
Assinatura do contrato foi na Sala de Imprensa Clésio Búrigo / Créditos: Fernando Ribeiro

O goleiro Luiz, assim como esperado, renovou com o Criciúma até 2020. Ou seja, o camisa um ficará no Heriberto Hülse por cinco anos. Antes emprestado, agora ele teve 70% dos direitos adquiridos pelo Tigre. Com certeza o futuro presidente do clube, Jaime Dal Farra, acertou em fechar com o atleta.

Porém, o que chamou a atenção foi o longo período de contrato. Penso que, apesar de ser ídolo da torcida carvoeira, o tempo de vínculo poderia ser um pouco menor, já que o jogador possui 32 anos. Luiz vestiu a camisa tricolor em 63 partidas, sendo que conquistou 19 vitórias defendendo a equipe. Nesta temporada foi fundamental para a permanência do time na Segunda Divisão.