Dois brasileiros estão entre as maiores promessas do futebol mundial, segundo jornal inglês

Lista feita pelo The Guardian escolheu 60 atletas que tenham entre 17 e 18 anos.

O Brasil é reconhecidamente como um dos países que mais revelam jogadores de futebol no mundo. Entra ano e sai ano, e a safra de ótimos atletas formados no país e que são disputados por gigantes do futebol mundial é enorme. Ainda que um jogador brasileiro não conquiste o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007, quando Kaká levou o troféu, é inegável que o Brasil continua revelando bons jogadores.

Para ficar apenas na Espanha, duas estrelas formadas em Flamengo e Santos disputam as atenções do Real Madrid, tido por muitos analistas como o maior clube de futebol do planeta. Lá estão os atacantes Vinicius Junior e Rodrygo. O primeiro foi revelado pelo Flamengo. O segundo virou profissional jogando pelo Santos. Ambos são apontados como peças importantes para o futuro merengue.


Por isso, todas as vezes que jornais e revistas enumeram revelações do futebol mundial – ou aqueles jogadores que têm potencial para mudar o futuro do esporte – as atenções sobre a presença de esportistas brasileiros é grande. Nem sempre isso se confirma na prática, ainda que atletas nacionais estejam na lista.

Esse é o caso da lista de 60 promessas do futebol mundial organizada pelo jornal inglês The Guardian, um dos maiores do mundo. Ele reuniu os jogadores mais promissores nascidos entre 1 de setembro de 2003 e 31 de agosto de 2004. A lista foi divulgada no início de outubro. Além do Guardian, outros sites, como o Jornal 365, também apresentam novidades do esporte mundial.

Um dos brasileiros na lista é o jovem Bruno Gonçalves, que atualmente defende as cores do Red Bull Bragantino, no interior de São Paulo.

“Considerado o melhor jogador brasileiro nascido em 2003, Bruno Gonçalves é um misto de velocidade e habilidade técnica”, diz o texto sobre o atacante de 17 anos, que está desde 2015 no Red Bull Bragantino, “após ter falhado em tentativas de jogar por Corinthians e São Paulo”.

O texto afirma que Bruno é um garoto humilde e que o seu principal sonho é comprar uma casa para a mãe, que ainda trabalha como empregada doméstica na capital paulista.

Outro nome apontado pela relação do jornal inglês é Abemly Meto Silu, conhecido como Metinho, que nasceu no Congo veio morar no  Brasil quando tinha um ano de idade, em meio a um cenário de perseguição religiosa no país africano. O meio-campista do Fluminense já completou 17 anos.

“Sua grande inspiração é Paul Pogba, não apenas pelo futebol do francês, mas por conta de sua aparência também. Alguns torcedores o chamam de ‘Pogbinha’. No último ano, ele obteve cidadania brasileira e está livre para atingir seu principal sonho: jogar pela seleção brasileira”, diz o texto na publicação inglesa.

Redação Portal Veneza