Disciplina de Tecnologias Aplicadas é desenvolvida pelo segundo ano na Satc

Redacao -Portal SATC

A novidade para 2019 será a inclusão da matéria nas turmas de 1º ano do Ensino Médio

O desenvolvimento da disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA) com os alunos de infantil e fundamental busca desperta a inovação na sala de aula e é o primeiro contato das crianças com a tecnologia. Despertar o raciocínio lógico, a criatividade e a imaginação nessa idade é ideal, pois a aprendizagem é prazerosa e de forma lúdica.

Pelo segundo ano, o projeto fará parte da grade curricular do Colégio Satc, porém, a novidade em 2019 é introdução da matéria nas turmas de 1º ano do Ensino Médio.

O ensino tecnológico proporciona o desenvolvimento de novas habilidades que crianças e adolescentes precisam nesta era da inovação. Ao longo de 2018 várias atividades, projetos desafios fizeram parte da criação e construção do intelecto dos estudantes. “As poucos nossos alunos foram construindo o saber e se deparam com áreas que geralmente não fazem parte do dia a dia deles, como a programação, eletrônica e robótica. E cada vez mais as tecnologias estarão inserias nas nossas casas”, relata a coordenadora do projeto, Andreia Mariot Scarduelli.

Para a professora Daniela Scotti, o primeiro ano foi muito proveitoso, com muito conhecimento e aprendizado. “O engajamento com os alunos foi essencial para dar certo a nossa proposta de trabalho. Eles se mostraram muito participativos, criativos, atenciosos e estavam dispostos a fazer sempre o melhor durante as aulas”, conta.

Daniela brinca que em 2019 será desenvolvida a versão TA 2.0, com cada turma elaborando projetos correspondentes à sua faixa etária. “Ver o aluno podendo criar sua própria experiência em cima do que foi proposto, utilizando desde técnicas manuais até técnicas digitais é essencial para o seu crescimento como pessoa e principalmente no seu espirito empreendedor”, destaca a professora.

A disciplina ajuda os estudantes a escolherem suas profissões. Mais à frente terão o conhecimento do que mais lhes agrada e darão seguimento ao que aprenderam na sala de aula. Pensando nisso, as aulas de Tecnologias Aplicadas serão incluídas nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, para dar continuidade ao que foi estudado no Ensino Fundamental.

Com os primeiros anos as aulas serão baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, crida pela ONU (Organização das Nações Unidas). “A Satc escolheu 10 dos 17 ODS, para serem trabalhados ao longo do ano. Os alunos serão divididos em equipes e terão que resolver um problema real dentro das comunidades”, informa Andreia.

10 ODS definidos

1.         ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

2.         ODS 4 – Educação de Qualidade

3.         ODS 6 – Água Potável e Saneamento

4.         ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

5.         ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

6.         ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

7.         ODS 13 – Ação Contra Mudança Global do Clima

8.         ODS 15 – Vida Terrestre

9.         ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

10.      ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Disciplina de Tecnologias Aplicadas é desenvolvida pelo segundo ano na Satc
Disciplina de Tecnologias Aplicadas é desenvolvida pelo segundo ano na Satc
Disciplina de Tecnologias Aplicadas é desenvolvida pelo segundo ano na Satc
Disciplina de Tecnologias Aplicadas é desenvolvida pelo segundo ano na Satc