Nascida na localidade de Santa Terezinha em Forquilhinha, a Srª Dionysia Leandro Nola veio de família humilde e desde pequena sonhou em ser professora. Aos onze anos teve oportunidade de ingressar no conceituado Colégio Dom Daniel Hostim em Forquilhinha. Este colégio funcionava na modalidade de internato e semi-internato, recebendo alunos oriundos da Alemanha e da elite criciumense, pois oferecia educação de qualidade, porém de auto custo.
Apesar das dificuldades e sacrifício financeiro da família, Dionysia conseguiu dar continuidade a sua educação até a formação no curso regional aos dezessete anos, quando pode então lecionar.
Em uma época onde o trabalho de educador era para poucas pessoas, Dionysia após ter passado de casa em casa para efetuar a matrícula de crianças e adolescentes da comunidade, realizou as primeiras aulas em uma casa de família e somente tempos mais tarde é que foi construída uma escola que também era local de oração e catequese, que por sinal também eram ministradas pela jovem professora. De forma voluntária ainda realizava procedimentos de saúde como injeções, curativos, retirada de pontos em cirurgias, cortava cabelos, costurava, bordava e fazia roupas para os velórios, além de conduzir as orações.
A dedicação comunitária era tamanha que Dionysia logo se destacou na liderança da comunidade, permanecendo assim por mais de quarenta anos.
Hoje, Dionysia reside na comunidade de Caravaggio, juntamente com seu esposo, o qual dedica a maior parte do seu tempo a cuidá-la, pois sua mobilidade é reduzida.
Receberam o diploma de Cidadão Veneziano Benevolente 2012 no dia 14/06, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza: Armando Bortolotto, Vilmar Vitório Ferro, Vercedino Prá, Dionysia Leandro Nola, Galdino Gava, Leonora Michels De Nez, Catarina Preis, Lucio Milanez (in memoriam) e a Líbero Scarpari.
Willians Biehl / Foto : Antonio Rozeng