Dia Mundial do Escotismo é lembrado em Nova Veneza

Fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar crianças e adolescentes cidadãos exemplares, o escotismo é comemorado neste domingo, 23, e foi lembrado pelo 35º Grupo de Escoteiros de Nova Veneza, Dr. Cesare Tibaldeschi. Durante a tarde deste sábado, 22, lobinhos e escoteiros, além de seus chefes, fizeram o hasteamento da bandeira na Praça Humberto Bortoluzzi.

“É um trabalho voluntário de buscar transformar a criança em um adulto melhor. Através das atividades ensinamos as leis do escotismo, a dividir as coisas, se portar do jeito que tem que ser, e, principalmente, a fazer sempre uma boa ação”, explica a chefe do lobinho, Izabelle Amboni Destro.

Tendo como um de seus principais lemas “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”, o grupo de escoteiros neoveneziano conta atualmente com 26 lobinhos e 25 escoteiros. O presidente é Fábio Destro, e a composição conta ainda com três chefes para os escoteiros e cinco para os lobinhos.

“Os lobinhos começam a partir de seis anos e meio de idade, e os escoteiros vão até 15 anos. Não temos a categoria sênior. O grupo Cesare Tibaldeschi tem quase um século, sendo um dos mais antigos de Santa Catarina. Depois de uma parada, retomamos as atividades, e hoje em dia estamos surpresos pela grande procura das crianças para participar”, comenta.

Ela explica que até lista de espera tem, e o mais gratificante é ser reconhecido na rua pelo trabalho. “Nós realmente incorporamos os personagens e as crianças também. Esse é o trabalho de deixar o mundo um pouco melhor”, afirma.

No dia do escotismo, Isabelle lembra com carinho o entusiasmo de um velho conhecido escoteiro neoveneziano, Clivalmir Crippa. “Ele foi um dos grandes incentivadores da nossa volta, e por ironia do destino, no dia em que estávamos em curso preparatório ele faleceu. Por isso toda nossa admiração”, relembra.

Origem do Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.

João Manoel Neto / Fotos: Willians Biehl

3 Comentários

  1. Parabéns ao Presidente Fábio Destro, à Diretoria e a todos os integrantes do Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi, o mais antigo de Santa Catarina e o 9º do Brasil! Nele, são formados cidadãos. É uma das razões da força e da índole da gente neoveneziana.