Por Redação Portal Veneza

Dia 04 de fevereiro , dia mundial de combate ao câncer. O câncer é uma doença que atinge milhões de pessoas, em todo o mundo. Sendo considerada a segunda principal causa de morte em todo o mundo de acordo a Organização Pan- Americana de Saúde ( OPAS) causador de 9,6 milhões de mortes  em 2018.Sendo assim a cada 06 falecimentos 01 é causado por câncer.

Lembrando que câncer é apenas um nome genérico para um conjunto de doenças que afetam qualquer parte do corpo, sendo classificados como tumores malignos e neoplasias.

A principal característica que define o câncer são células  anormais que circulam por diversas partes do corpo.Esse processo é chamado de metástase.

Tipo de câncer que mais mata é o câncer de pulmão sendo responsável por 18,4% do total das mortes decorrentes  da doença.

Riscos de contágio

De acordo a Opas, um  dos principais fatores para contrair a doença estão relacionados a  riscos comportamentais e alimentares, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física, consumo de álcool e tabagismo, aumentam o risco de contrair o câncer.

Foi constatado que o principal ofensor nos casos de diagnósticos de câncer é o tabagismo, sendo responsável por 22% das mortes  totalizando 2,09 milhões de casos por ano.

Principais Sintomas de Câncer

O câncer é uma doença silenciosa,  em muitos casos os pacientes descobrem  a doença  em estado grave, portanto o ideal é aderir à hábitos saudáveis para reduzir os riscos de contrair a enfermidade.

Os principais sintomas do câncer são :

  1. Sangue nas Fezes
  2. Sangramento na urina
  3. Sangramento vaginal
  4. Perda de peso não voluntário
  5. Anemia
  6. Alterações nos testículos
  7. Dificuldade em engolir
  8. Demora para cicatrizar ferimentos
  9. Fadiga ao realizar pequenas tarefas
  10. Surgimento de manchas na pele

Sangramento na Urina

 Bem como outros sintomas, o  câncer não costuma ser a primeira hipótese, para sangramento na urina, por conta de uma gama de possibilidades para este sintoma.

Contudo esta ocorrência, representa um ponto de atenção. Pois este sintoma é oriundo desde infecção urinária, glomerulonefrite, cálculo renal , até câncer na bexiga.

Contudo na maioria dos  casos de pacientes diagnosticados com tumor na bexiga através deste sintoma, existem  algumas características em comum. São elas;

  • Fumante
  • Alta quantidade de sangue na urina
  • Possuir mais de 40 anos
  • Uso prolongado de analgesicos
  • Possuir idade superior à 40 anos

Mas existem casos em que a hematúria ( sangramento na urina) é constatado somente através de microscópio.

Sangramento Vaginal 

 O sangramento vaginal, é um dos principais sintomas em casos de câncer no colo do útero.

Mas existem algumas condições fora do comum, para que esta suspeita entre em cogitação, visto que mensalmente ocorre a menstruação.

A suspeita de tumor, entra em questão, quando esta ocorre por conta de situações anormais ou sem motivo aparente. Por exemplo; sangramento durante a menopausa, ou após relação sexual são possíveis indícios de câncer no colo do útero.

Este tipo de câncer é causado em 70 % dos casos pelo vírus  HPV. Nos casos de câncer originados pelo vírus, as principais razões  de transmissão deve ao sexo desprotegido (sem camisinha), vale a ressalva de que 80 à  90 % das pessoas tiveram contato com o vírus.

Porém  a maioria dos casos  o papilomavírus humano( HPV) é eliminado pelo próprio organismo representando percentual maior  90 %  das ocorrências de infecção.

Após uma pesquisa  realizada pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, foi constatado que  70 % das mulheres desconhecem a informação sobre a maneira que este vírus é transmitido, o relatório da pesquisa mostrou que,  75 % desconhecem a existência de uma vacina para prevenir a doença, foi registrado que 30 % nunca realizaram o exame, Papanicolau.

 Prevenção do Câncer

 De acordo uma pesquisa realizada, pela Universidade Johns Hopkins, analisando 31 tipos de tumores. A pesquisa relatou que 22 tipos de câncer  são provocados na maioria das vezes por erro  aleatórios no DNA de células outrora, executavam um funcionamento normal. Levando em consideração que esta pesquisa não inclui os cânceres de próstata e mama. Esta análise permite concluir  que muitos tipos de tumores não são possíveis de evitar.Entretanto este fato não significa sinônimo de inércia em relação à prevenção, pois existem alguns hábitos que reduzem os riscos de contrair a doença. São elas :

  • Prática de atividades físicas
  • Vacina contra a hepatite B
  • Vacina contra HPV
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas
  • Alimentação saudável
  • Não Fumar
  • Amamentação
  • Evitar carnes processadas.

No entanto em caso de suspeita, ou manifestação de algum sintoma, nunca se automedique, muito menos conclua alguma avaliação descartando a análise de um médico especialista. Consulte seu médico regularmente e mantenha sua saúde em alta.

Realização : plano de saúde amil empresarial