Dia do Cooperativismo destaca uma nova forma de pensar a economia

O modelo incentiva ideias sustentáveis e o fortalecimento de uma comunidade mais igualitário

A união de esforços por um único objetivo, tornar a sociedade mais igualitária. Assim o cooperativismo ganha espaço no Brasil, oportunizando uma nova forma de economia, e muitas vezes transformando sonhos em realidades. Francelli Pasquali e Erivelto de Almeida Fonseca, de Treviso, encontraram no cooperativismo de crédito o incentivo que buscavam para o crescimento da empresa, que hoje se destaca no cenário nacional no segmento de paisagismo e decoração.

O casal decidiu montar uma empresa no Brasil depois de passar alguns anos morando no exterior. E com a referencia que possuíam no segmento por meio de contatos com outras empresas, eles fundaram a Vaso e Cor, confeccionando e comercializando vasos decorativos de concreto. “Éramos uma empresa pequena, com um faturamento baixo, mas planejávamos crescer. Procuramos o cooperativismo pelos juros e taxas reduzidas e o atendimento humanizado”, afirma Francelli.

Atuando no mercado há sete anos, a empresa familiar, Vaso e Cor, viu o faturamento crescer, ampliou suas instalações com a construção de novos pavilhões, aumentou o quadro de funcionários e conquistou novos mercados com a inovação de seus produtos. “Com o incentivo que encontramos no cooperativismo de crédito conseguimos aumentar nossa linha de produção, lançamos novos produtos no mercado, e hoje atendemos clientes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, e já estamos nos preparando para a exportação”, enfatiza a proprietária.

Inovar sempre foi o principal objetivo da empresa, que atualmente trabalha apenas com a confecção de vasos de vidra, tornando-se referencia nacional na comercialização desse produto. Com uma produção totalmente artesanal, confeccionando cerca de três mil peças ao mês, a Vaso e Cor comemora, junto ao cooperativismo, o crescimento e a aceitação de seus produtos, primando sempre pela qualidade e acabamento. “O sistema cooperativista é interessante, pois somos todos iguais, antes do lucro vem o bem-estar de seus associados. Hoje nossa empresa trabalha com toda a parte de emissão de duplicatas e folhas de pagamento com o Sicoob Credisulca, e além do atendimento diferenciado encontramos na cooperativa de crédito apoio para os nossos projetos”, enfatiza Francelli.

Sustentabilidade, educação e igualdade como princípios

O incentivo da cooperativa de crédito proporcionou a Francelli Pasquali e Erivelto de Almeida Fonseca a realização de um sonho, ver sua empresa crescer. Além disso, o cooperativismo oportuniza o crescimento da comunidade onde está inserido, apoiando projetos, auxiliando no desenvolvimento de novas ideias e movimentando a economia.

Para o presidente da cooperativa de crédito Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo no próximo sábado (02), é fomentar o quanto é necessário se pensar em alternativas para mundo melhor, ligando economia, sustentabilidade e a comunidade em um modelo igualitário.

“O cooperativismo é uma alternativa sustentável e que está ganhando força no Brasil, isso por que ele tem poder unir educação a uma nova forma de pensar a economia local, transformando realidades. No Sicoob Credisulca trabalhamos os valores cooperativistas auxiliando na educação financeira de nossos associados e focando no crescimento dos municípios que estamos inseridos, dando suporte para boas inciativas”, enfatiza o presidente da cooperativa, Romanim Dagostin.

Rosi Mizeeski

Dia do Cooperativismo destaca uma nova forma de pensar a economia