Decreto de Emergência é assinado em Forquilhinha

O prefeito Lei Alexandre assinou na manhã desta sexta-feira (15) o Decreto de Emergência em Forquilhinha em função das perdas na agricultura causadas pelas tempestades deste mês de fevereiro. O município foi atingido por fortes chuvas, ventos intensos e granizo no dia 01 deste mês e novamente no dia 11. Somando as perdas acumuladas nos dois episódios, o montante chega a 90 mil sacas de arroz, o equivalente a 4,5 toneladas do produto. O prejuízo financeiro para os produtores fica em torno de R$ 2,5 milhões.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, vereador Diego Passarela, o município já havia decretado Situação de Emergência no final do ano passado em função dos prejuízos com a seca. “No relatório do ano passado nós informamos uma estimativa de perdas, caso a estiagem seguisse até o fim da safra. Como choveu, muito coisa pode ser recuperada, mas muito também se perdeu. Agora temos mais prejuízos e o Decreto de Emergência serve para ajudar na busca de recursos para os atingidos”, explicou.

Depois da reunião dos prefeitos de Forquilhinha, Lei Alexandre e Nova Veneza, Evandro Gava, com o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, ficou acertado que os técnicos realizem agora um levantamento detalhado das perdas por propriedade para ser apresentado em audiência com o governador Raimundo Colombo e deputados da região, que deverá acontecer nos próximos dias.

“Nosso esforço é para tentar amenizar um pouco a situação difícil que passam hoje nossos produtores. As dificuldades vinham se arrastando nos últimos anos com os preços baixos do arroz. Agora que o preço melhorou um pouco os agricultores ficam sem ter o que colher”, lamentou Lei.

A expectativa dos prefeitos é de que na próxima semana já se tenha uma data agendada com o Governador para a busca de solução para o assunto.

Redação Portal Veneza