Criatividade e inovação nas macrotendências do Verão 2018 serão exibidas no EnModa

 Evento ocorre nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 19h30min, no Siso’s Hall

As macrotendências para o Verão 2018 serão apresentadas nesta quarta-feira, dia 14, na 16º edição do EnModa, um dos maiores eventos de moda de Santa Catarina organizado pelos acadêmicos do curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc. Esta é uma iniciativa que traz a parceria entre universidade e indústria, no qual os acadêmicos vivenciam entre teoria e prática toda a experiência em colocar uma coleção na passarela. O evento ocorre no Siso’s Hall a partir das 19h30min e é aberto ao público.

As peças serão apresentadas pelos acadêmicos da sexta fase do curso, sendo que o evento também marca o encerramento das atividades acadêmicas dos alunos. As peças são criadas em parceria com empresas de confecção da região que acompanham os alunos desde o início do desenvolvimento dos projetos, fortalecendo assim o reconhecimento dos trabalhos dos acadêmicos e futuros profissionais da moda.

Paula Nunes está preparando uma coleção inspirada em Galápagos. “Com a proposta relacionada ao verão, procurei trabalhar as estampas e uma modelagem mais básica”, destaca a estudante. Já Amanda Milanez procurou focar na essência da marca lança perfume e se inspirou no cenário do musical Cats. “Sendo assim trabalhei muito o brilho, o preto e o noturno”, frisa.

De acordo com um dos professores do curso, Roger Arend, além dos 43 acadêmicos da sexta fase, participam do EnModa 44 alunos da segunda fase e 45 da quarta. Ao todo, estão envolvidos no evento 143 estudantes do curso. Os alunos da segunda fase irão utilizar bonecas Barbies como expositores de suas criações, onde serão revelados o trabalho minucioso da confecção de figurinos em miniatura. O tema escolhido para a realização deste trabalho foi as obras da literatura brasileira.

Os acadêmicos da quarta fase serão os destaques do editorial tendo como tema os jogos olímpicos 2016. No projeto desenvolvido na disciplina de Produção de Moda, os alunos planejam e executam adornos de cabeça e concepção de styling que, ao final do processo criativo, são fotografados profissionalmente para exposição no dia do evento.

Todos os modelos apresentados são confeccionados pelos alunos, nos laboratórios do Senai. Conforme Arend, o EnModa trabalha a criação dentro de uma realidade de mercado, permitindo a maior inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Esta é uma grande oportunidade de as empresas contratarem futuros profissionais”, comenta. Prestes a concluir a graduação, Maria Julia de Lima Dassoler é uma das acadêmicas que busca um lugar no mercado de trabalho.

Com o tema inspirado no Dia dos Mortos, no México, Maria Julia procurou colocar nas modelagens, a visão divertida do tema. “Quis trazer para as roupas as cores que lá são comuns e estão relacionadas a esse tema. Quem sabe assim nós também começamos a pensar com mais alegria na despedida dos nossos entes queridos”, aponta. “Uma das macrotendências para o verão 2018 é a mistura de cultura e procurei trazer isso para a minha coleção. As modelos também serão de etnias diferentes”, complementa. O EnModa ainda contará com lounge para maquiagem, cabine de fotografia instantânea e DJ. Na entrada serão recolhidos um quilo de alimento ou um brinquedo.

Douglas Saviato

Criatividade e inovação nas macrotendências do Verão 2018 serão exibidas no EnModa
Criatividade e inovação nas macrotendências do Verão 2018 serão exibidas no EnModa
Criatividade e inovação nas macrotendências do Verão 2018 serão exibidas no EnModa