Parte dos 140 anos de colonização da nossa vizinha Criciúma que comemora no próximo dia seis de janeiro faz parte da história territorial de Nova Veneza. No princípio da fundação da Colônia “Nuova Venezia” o vasto território até o ano de 1900 pertencia a dois municípios: Tubarão e Campinas do sul hoje denominada de Araranguá.
Quando Urussanga emancipou-se de Tubarão em 1900, a maior parte da Colônia pertencia ao município de Tubarão: como Belluno (Sideropolis), Treviso, Jordão e Belvedere passaram a se integrar ao novo município de Urussanga. Nova Veneza a sede da Colônia continuou a pertencer a Araranguá.
A Colônia era administrada por uma empresa particular, ou seja, pela Companhia Metropolitana até por volta de 1912. Por essa razão, o território pertencia a dois municípios. Cresciuma (Criciúma) fundada em 1880 eleva-se a categoria de distrito de Araranguá em1892. Em 1913, Nova Veneza adquiriu a categoria de Vila.
E, em 1925, quando o governador em exercício, Coronel Antonio Pereira da Silva Oliveira, sancionou a Lei nº 1.516, em 4 de novembro, que criou o município de Criciúma, Nova Veneza passou a pertencer a Criciúma sendo dele seu distrito. Em 21 de junho de 1958, através da Lei nº 348, Nova Veneza obteve sua emancipação política administrativa, tornando município, a mesma lei, gerou outros 26 novos municípios catarinenses.
O governador do estado era o senhor Heriberto Hulse, que na condição de vice-governador, havia assumido o cargo em função da morte do titular Jorge Lacerda. “Conplimenti Criciúma par to 140 ani de stroria!!!”
GNENTE S-CIAFON, SOLO SÀNTOLO E FIÒSO!
Enquanto boa parte da humanidade discute a reação do Papa Francisco no dia primeiro do ano com a senhora que o cumprimentou a santidade com o aperto de mão que vai para história, aqui na capital mundial da Polenta ainda se conserva alguns tradicionais bons costumes.
Veja o meu registro: o “fiòso che basa la man del sàntolo”, traduzindo a língua veneta: o afiliado que pede a benção do seu padrinho e beija a mão. Isso é uma tradição de respeito. Na foto não são personagens, e sim o afilhado Elvio “Ìndio” Damiani e seu padrinho Bonifácio Ghisleri. “Rispeto fa ben a tuti!!!”
TORNA AL LAORO
Com a esposa Fátima Backes e os filhos Mateus e a pequena Maya, o jovem empresário do setor gastronômico do principado caravaggiano Marcelo Viola depois das férias em família na famosa praia baiana de Porto Seguro, retorna com a reabertura do Restaurante Careàs. “Bon ritorno, bon laoro!!!”
DOMINUS
Com poucos meses de abertura, a Dominus Churrascaria já vem fazendo sucesso pela sua gastronomia e pelo seu espetacular ambiente de excelentes variedades de carnes, massas e risotos. Aberto todos os domingos ao meio dia.
Segundo o gerente Eduardo Kirchner, estamos fazendo um estudo para que a partir do mês de fevereiro, abrir diariamente com almoço executivo. “Bel posto!!!”
EN FÈRIE
Em férias merecidas no Balneário Arroio do Silva o doutor Paulo Roberto Pungan Grebim e sua bela e simpática esposa Vanessa Bez Casagrande Grebim e os primos Nicolò Giuseppe Scarsanella Gava e Paulo Roberto Scarsanella Grebim. “Bone ferie tozati!!!”
Na época da emancipação de Nova Veneza, era Prefeito de Criciúma o Sr. Addo Caldas Faraco. Ele apoiou a tramitação do projeto de lei junto à Câmara de Vereadores e na ALESC. Nova Veneza prestou-lhe homenagem com a denominação de uma rua, na região central, perpendicular à Rua Nicolau Pederneiras e à Travessa Oswaldo Búrigo. Gratidão!