Portal Veneza - Nova Veneza
quinta-feira, 21, janeiro 2021
  • Login
  • Colunistas
  • Turismo
    • História de Nova Veneza
    • Mapa de Nova Veneza SC / Como chegar?
    • Onde Comer
    • Onde Ficar
  • Empregos
  • Agenda
  • Diversos
    • Transporte Coletivo
    • Enquetes
    • Webmail
  • Imóveis
  • Contato
No Result
View All Result
  • Colunistas
  • Turismo
    • História de Nova Veneza
    • Mapa de Nova Veneza SC / Como chegar?
    • Onde Comer
    • Onde Ficar
  • Empregos
  • Agenda
  • Diversos
    • Transporte Coletivo
    • Enquetes
    • Webmail
  • Imóveis
  • Contato
No Result
View All Result
Portal Veneza - Nova Veneza
No Result
View All Result
Home Colunistas

Crescimento da economia, inflação, juros e câmbio

Publicada em 08/01/2020 às 10:10:39 ✱
Tempo de leitura: 8min
0
 

EPCT
 

O Boletim Focus, do Banco Central do Brasil, divulgado nesta segunda-feira, 06 de janeiro
indica um crescimento de 1,17% para o PIB do Brasil no ano de 2019, superior à previsão
anterior que era de 1,16%. Para o ano de 2020.

LEIATAMBÉM

Scultore del leon

Resenha do livro O Jardim Esquecido: seus segredos e mistérios

Contando os dias para a vacina!

A projeção do PIB para o ano de 2020 também subiu de 2,28% para 2,30% ao ano. Em relação à inflação, pela nona vez seguida, a projeção para a alta do IPCA no fim de 2019 subiu no levantamento, chegando a 4,13%, contra previsão anterior de 4,04%.

Para 2020 a previsão é de 3,6%, mantendo-se em 3,75% para 2021, e 3,50% para 2022. Importante lembrar que estas previsões são o centro da meta, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. As projeções para a Taxa Selic, conforme pesquisa semanal feita com uma centena de economistas mostrou ainda que a expectativa é de que encerre este ano em 4,50%, sem alterações em relação à taxa vigente até o final do ano.

Em dezembro o COPOM – Comitê de Política Monetária reduziu 0,5 pontos na taxa, mas sinalizou cautela com a taxa em virtude da retomada do crescimento econômico em
2020, o que gerará alguma pressão inflacionária, dificultando novos cortes na Taxa Selic. A projeção para a cotação do dólar ficou estável em R$ 4,10 no fim de 2019, e caiu para R$ 4,10 no encerramento de 2020.

Empregabilidade e geração de empregos

A geração de empregos formais no Brasil em 2019 de janeiro a outubro atingiu a marca de 841,5 mil, sendo 6,45% maior que o registrado no mesmo período de 2018 e o melhor resultado desde 2014, segundo o CAGED.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dentre os estados que mais criaram empregos no período, Santa Catarina aparece na terceira posição, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Em relação aos dados de outubro, último mês publicado, o saldo foi positivo com a abertura de 70.852 vagas. O setor de comércio gerou 43.972 novos postos de trabalho, mais de 60% de todos os empregos gerados no país.

O destaque ficou com o varejo, que concentrou 36.732 dessas vagas. No atacado, foram
abertas 7.240 vagas formais. Em seguida, aparece o setor de serviços, com 19.123 novos empregos, seguido da indústria de transformação, que abriu 8.946 novas vagas, e da construção civil, que criou 7.294 empregos.

No setor da indústria extrativa-mineral, o saldo foi positivo foi menor, com 344 vagas. Alguns setores tiveram desempenho negativo no mês, sendo que o setor agropecuário fechou 7.819 vagas, a administração pública fechou 427 e os serviços industriais de utilidade pública fechou 581 vagas.

Os riscos de um possível conflito bélico entre Estados Unidos e Irã

Muito além da elevação do preço do petróleo a nível mundial. Este é o resultado da morte do líder Iraniano morto pelos Norte Americanos na semana passada. Como efeito imediato, o preço do petróleo disparou, subindo mais de 10% em poucos dias, uma vez que 60% de todo o petróleo consumido no mundo passa pelo Estreito de Ormuz, onde o Irã tem acesso e controle.

Porém, muito além disso, o conflito acirra os ânimos de países que embora não atingidos diretamente, alinham-se com um ou outro lado. Assim, vemos de um lado o alinhamento do Irã com a Rússia e com a China, os quais condenaram o ataque americano. De outro lado, vemos os países ocidentais como Alemanha, França dentre outros defendendo o ataque sob o pretexto de evitar o terrorismo.

Esta nova configuração geopolítica reacende o estopim da guerra fria. Tão verdade é este fato, que a Rússia anunciou recentemente a criação de um avião hipersônico que pode voar a mais de 6.000 quilômetros por hora, além de armas de última geração e de alto poder destrutivo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em contrapartida, os Estados Unidos anunciaram que já estão desenvolvendo seu hipersônico e armas similares às anunciadas pela Rússia. É a retomada da corrida armamentista pelas grandes potencias bélicas no mundo todo. A nós, comuns
mortais, resta pedir a Deus serenidade para os dirigentes destas potências, de
tal forma que evitem o confronto, sob pena de haver um genocídio nos dois lados.

E a chuva voltou a cair em nossa região Depois de uma prolongada estiagem ocorrida durante o mês de dezembro, o ano novo inicia com a ocorrência de chuva, a qual veio em quantidade satisfatória, o que certamente se traduz em renovação da esperança em
relação às safras de verão. Porém, para a cultura do arroz irrigado é necessário que continue a chover com regularidade ainda pelo menos até o final do mês de fevereiro. Gracie São Pedro.

Vendas de veículos e caminhões supera as expectativas em 2019

A ANFAVEA – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores anunciou as vendas consolidadas de janeiro a outubro de 2019. Segundo a entidade, o número atingiu 2,18 milhões de veículos emplacados, alta de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Caminhões totalizaram 83,7 mil unidades. Ônibus totalizaram 17,3 mil licenciamentos. Alta de 37,9% e 43% sobre o mesmo período do ano passado para caminhões e ônibus. Já o mês de outubro foi o melhor mês do ano de 2019, com 253,4 mil veículos licenciados, com alta de 7,9% sobre setembro do mesmo ano.

A Anfavea confirma as projeções mais recentes para o mercado interno, com 2,68 milhões de veículos leves e 123 mil pesados emplacados em 2019. Destes, cerca de 100 mil serão caminhões. Definitivamente o brasileiro é apaixonado por veículos e isso faz do mercado nacional de veículos o oitavo maior mercado de automóveis do mundo.

Início de ano é tempo de ajuste nas finanças pessoais e familiares

As festas de final de ano em geral costumam trazer dores de cabeça e algum desequilíbrio nas finanças familiar ou pessoais. Naturalmente que no período de festas estamos mais propensos a gastar além de nossas possibilidades. Então o que fazer para equilibrar o orçamento? Bem, uma dica é fazer um fluxo de caixa, onde se anota todos os recursos que entram durante o mês e todas as saídas que ocorrem neste mesmo período.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Se o valor das entradas for superior ao valor das saídas, teremos dinheiro para investir. Se for menor devemos tomar atitudes que nos levem ao equilíbrio financeiro. Em primeiro
lugar, verificar o que pode ser cortado no rol das despesas.

Em segundo lugar negociar com os credores um parcelamento em prazo maior, como forma de diminuir o volume mensal de pagamentos, mesmo que isso implique em ampliar o prazo total para liquidar estas dívidas. Um terceiro ponto seria buscar credito com juros menores que os pagos no parcelamento das dívidas. Sempre é importante relembrar que nunca devemos deixar recursos aplicados em renda fixa caso estejamos pagando juros de cheque especial ou juros de financiamentos, pois estes são infinitamente maiores que o que obtemos aplicando nosso dinheiro.

Investimentos em 2020: Onde investir?

Os investidores com perfil conservador devem estar conscientes que a rentabilidade dos investimentos em renda fixa está em queda livre, uma vez que a taxa SELIC está no menor patamar desde a sua criação.

A taxa SELIC serve como balizador para determinar o CDI, o qual por sua vez remunera a maioria dos investimentos de renda fixa. Surge então o dilema: onde investir em 2020? Desta forma, o investidor que pretende ter maior rentabilidade terá que estar propenso a maiores riscos, migrando um percentual de sua carteira em investimentos mais arrojados.

Segundo analistas de mercado, o mercado de ações está entrando em um ciclo longo de valorização. Alguns apostam que o índice Ibovespa deve atingir 140 mil pontos até o final do ano. Atualmente o índice está em 117 mil pontos. Isso projeta 19,6% de rentabilidade ao ano caso estes números se confirmem.

Se comparados com a rentabilidade da renda fixa, que está na casa dos 4% ao ano, então teríamos um retorno de 390% maior investindo no Ibovespa. Porém, devemos lembrar que renda variável não tem garantia de rentabilidade. Ela tanto pode como não acontecer. Então qual a estratégia devemos utilizar para minimizar o risco? A solução seria ponderar percentuais do valor da carteira, mantendo 75% do total aplicado em renda fixa e 25% em renda variável.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Assim, caso os números se confirmem, teremos uma rentabilidade de 3% ao ano em renda fixa e 4,9% em renda variável, totalizando 7,9% ao ano de rentabilidade total. Isso implica em dizer colocando apenas 25% do valor da carteira em investimentos de risco, teríamos um rendimento anual 97% superior do que deixarmos 100% aplicado em renda
fixa.

Faça suas contas, verifique seu perfil de risco e a sua propensão a aceitar o risco. Se achar conveniente, procure orientações dos Agentes Autônomos de Investimentos e dos Analistas de Investimentos para assessorá-los. Bons Investimentos. Ações que mais subiram no Ibovespa em 2019 e o que esperar em 2020.

O desempenho do Ibovespa em 2019 na casa dos 30% ao ano trouxe consigo algumas ações que tiveram um desempenho muito superior ao próprio índice. Do total de 68 ações que compõem o Ibovespa, 10 delas valorizaram mais de 100%.

Segundo dados da Economática, a maior alta do período ficou com os ativos da Qualicorp (QUAL3), com alta de 243%, sendo seguidos de perto pelas units do BTG Pactual (BPAC11), com ganhos de 235%, enquanto a Via Varejo (VVAR3) ficou na terceira posição, com valorização de 154%.

Tanto Qualicorp quanto Via Varejo têm histórias com pontos similares na bolsa em 2019, ao passar de um período de pessimismo e dúvidas sobre a gestão e governança corporativa para outro de virada nas expectativas, com sinais de mudanças nos rumos das companhias.

Além delas, outras ganharam destaque, como a Notre Dame Intermédica (GNDI3), relativamente nova na bolsa (a ação estreou em abril de 2018 na B3), a JBS (JBSS3) e, mais uma vez, o Magazine Luiza (MGLU3). Confira a trajetória das ações que mais subiram no Ibovespa em 2019:
.
Confira as recomendações para 2020 das maiores altas do Ibovespa em 2019:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Economática, 2020

*Indicações de Casas de Investimentos para o ano de 2020 em relação às empresas que tiveram o melhor desempenho em 2019

Compartilhar3TweetarWhatsappCompartilhar

LEIA TAMBÉM

Que absurdo! Em pleno 2021…

13/01/2021

Albergo L’amore

12/01/2021

Permita-se recomeçar

Mudança na Cultura

2021 já começou bem!

Tanti Auguri Cresciuma

Faça seu comentário

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Portal Veneza - Nova Veneza

Estamos no ar desde outubro de 2005

Mais sobre o PV

  • Política de segurança, privacidade e termos de uso
  • Whatsapp do Portal

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Colunistas
  • Turismo
    • História de Nova Veneza
    • Mapa de Nova Veneza SC / Como chegar?
    • Onde Comer
    • Onde Ficar
  • Empregos
  • Agenda
  • Diversos
    • Transporte Coletivo
    • Enquetes
    • Webmail
  • Imóveis
  • Contato

Estamos no ar desde outubro de 2005

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sobre cookies nesse site. Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.