Crédito consignado do INSS: ficar de olho para não prejudicar a aposentadoria
Dinheiro

Crédito consignado do INSS: ficar de olho para não prejudicar a aposentadoria

Com condições de financiamento mais benéficas do que outros créditos e facilidades na contratação, o crédito consignado do INSS vem crescendo a cada vez mais, mesmo assim é importante ficar ligado a certas pautas para não comprometer a aposentadoria. Com o intuito de proteger aos beneficiários do sistema, o Banco Central impôs regras para a oferta deste tipo de empréstimos.

crédito consignado: a opção mais viável

O crédito consignado é um tipo de empréstimo no qual o desconto da parcela é feito diretamente na folha de pagamento ou no benefício previdenciário do contratante. Dentre eles, o consignado INSS, quer dizer aquele destinado a beneficiários, aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social, costuma ser o financiamento com as taxas de juros mais baixas, perto do 1,7% no mês. É um dos créditos mais baratos do mercado e a mecânica dele favorece a um maior controle por parte do contratante. Como publicou a revista de economia Exame, as concessões do consignado cresceram um 36% no 2019 e se torna a opção mais viável no mercado. A consequência: segundo o Banco Central, a dívida dos aposentados por causa do crédito consignado atingiu R$138,7 bilhões batendo record em dezembro do ano passado.

De acordo com dados da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), do total de créditos consignados, o consignado INSS representa 37%. É uma cifra importante, levando em conta que no Brasil 36 milhões de pessoas aproximadamente recebem algum tipo de benefício do Seguro Social. As vantagens do consignado INSS são importantes: baixas taxas de juros, devido ao menor risco por parte da companhia financeira pelo fato do desconto automático das parcelas desde a conta bancária; e rapidez na contratação. Segundo a Federação, o cliente obtém o valor, logo após de dois dias da confirmação por parte do INSS de que o crédito foi aprovado.

Regras do Banco central para o consignado do INSS

As mesmas vantagens mencionadas, são as que podem acabar gerando uma aquisição do financiamento de jeito irreflexivo por parte dos clientes e possíveis abusos ou fraudes por parte dos bancos. Com o intuito de proteger ao consumidor e fazer mais rigorosa a contratação, desde abril do ano passado o Banco Central fixou novas regras para o consignado INSS. Em primeiro lugar, como informa a Serasa, se mantém o limite de valor máximo do empréstimo: só pode se comprometer até um 35% da renda ou benefício (o 5% é destinado à toma de crédito através do cartão de crédito consignado). Ao mesmo tempo, uma vez outorgado o crédito, os bancos e financeiras ficam proibidos de oferecer empréstimos por 180 dias. Igualmente, o recém aposentado ou beneficiário do INSS, deve esperar o prazo de 90 dias da concessão do benefício para solicitar a obtenção de crédito consignado. Todas essas medidas tentam frear o assédio aos clientes.

Como evitar prejuízos a sua aposentadoria por causa do consignado INSS?

Mesmo que seja uma boa ferramenta para situações em que é preciso aceder a uma soma de dinheiro não disponível, o interessado sempre deve ser perguntar antes da contratação: para que preciso do dinheiro? Se é mesmo necessário, cabe no meu orçamento? Caso a resposta seja afirmativa, o importante é ficar informado e aproveitar das ferramentas como a possibilidade de fazer a simulação do crédito para aposentados. Já se a decisão é evitar o contato das companhias financeiras oferecendo produtos, bastante insistente por vezes, o cliente pode acessar no site www.naomeperturbe.com.br bloqueando o seu contato para bancos e demais empresas que não poderão fazer ofertas de crédito pelo prazo de um ano.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

comentário

Clique aqui para comentar
  • Bela reportagem, são poucas as matérias sobre este assunto que mostram os 2 lados. Normalmente mostram somente o lado ruim (do risco de ser um golpe). É importante sabermos que este tipo de crédito é um direito que os aposentados possuem e na comparação com os outros empréstimos oferecidos pelos bancos de rede o consignado é bem mais atrativo com suas taxas. Por isso vou aproveitar e vender meu “peixe” – Se precisar de empréstimo consignado (INSS) nos procurem. Somos da MTCred de Nova Veneza, pelo fone (48) 3436 5799 e falem com a Nat.